O deputado federal e ex-prefeito de Curitiba Luciano Ducci é o novo presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Paraná. Ele está assumindo o cargo em consequência da saída do Severino Araújo, que ficou 27 anos no comando estadual da sigla.
“Luciano é uma liderança histórica do nosso partido, e tem a inteira confiança para conduzir a preparação do PSB para as eleições deste ano no seu Estado”, afirmou o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.
Ducci é médico pediatra formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), com especialização na Universidade de Roma (La Sapienza), na Itália.
Luciano Ducci era o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) quando o Paraná foi avaliado como tendo o melhor sistema de saúde pública do Brasil. Esse resultado o levou a assumir, em 1998, a Secretaria de Saúde de Curitiba, onde implantou o programa Mãe Curitibana, de atendimento especial às gestantes, ao parto e às crianças, copiado no Paraná, em São Paulo, Pernambuco e referência internacional pela Organização Mundial de Saúde.
Deputado estadual eleito em 2002, foi autor da lei do Mãe Paranaense, do Código de Direitos dos Usuários do SUS, da Lei contra a Discriminação dos Portadores de HIV e da Emenda dos 12% do orçamento do Paraná para a saúde, entre outras ações.
Em 2010, assumiu a Prefeitura de Curitiba, permanecendo no cargo até o fim de 2012. Em 2014, foi eleito deputado federal pelo PSB, com 156.263 votos. Em 2018, foi reeleito com 98.214 votos