O governador eleito Ratinho Jr. se reúne nesta terça-feira (4), em Brasília, com o presidente Jair Bolsonaro para apresentar uma ideia que parece nova, mas não é: uma ligação direta entre o Porto de Paranaguá, no Paraná, com o Porto de Antofagasta, no Chile. “Pensar grande” é ótimo e esta, sem dúvida é uma grande ideia: a ligação seria um atalho importante para dar acesso ao Oceano Pacífico às regiões produtoras do Sul e Centro Oeste do país, caminho mais curto para chegar aos países importadores da Ásia.
Quando Ratinho Jr. tinha 9 anos de idade, em 1990, a ligação entre Paranaguá e Antofagasta era a principal proposta de um então candidato ao governo do estado, o falecido deputado José Carlos Martinez. Apesar das limitações técnicas dos programas de televisão na campanha eleitoral da época, Martinez apresentava gráficos e apontava dados que, no seu entendimento, comprovavam a viabilidade do empreendimento.
Martinez, que concorria pelo PRN no embalo da popularidade que seu amigo Fernando Collor desfrutava na Presidência da República (tinha sido eleito um ano antes, derrotando Lula), chegou como favorito ao segundo turno da eleição no Paraná, mas na reta final foi atropelado pelo “Ferreirinha” inventado por Roberto Requião, que o derrotou.
Desde então, muito pouco se falou do projeto Paranaguá-Antofagasta. A ideia ressurge agora, quase três décadas depois.
Acaba com o Porto de Paranaguá e os futuros do litoral. Acaba também com Paranaguá. Toda a produção de grãos do Paraguai, MT, MS, RO vão sir pelo Chile.
Tomara que pense também em Curitiba Foz. A estrada é horrível e perigosa. Já era tempo de termos todos os nossos anéis com pista dupla ou tripla.
Nada de novo. Essa ligação já é pensada desde o começo do seculo passado. Bem antes de o Martinez pensar em nascer.
Pensar grande!!!
Ahahahah
Precisa ser bem mais, nan basta ser bonito!
Porque não pensou grande na educação? Traz um educador de Oxford para replanejar a SEED … Bem mais bonito, grande e UTIL
E procure uma nutricionista, o senhor está aparentemente precisado
Carlos Roberto Massa Junior:
Primeiro cuide das estradas chamadas de PR – Estaduais.
Aí venha com esta conversa mole.
Depois faça a estrada em Poliedro irregular ou Paralelepípedo (como a Graciosa que é uma PR) entre Cacatu (Antonina) a Guaraqueçaba, já que os ecologistas não irão permitir asfaltar a estrada que é ESTADUAL e faz parte da antiga BR 101.
E se você quiser cuidar do berço de seu pai, dê uma olhadela na Rodovia do Milho e nas proximidades de Jandaia do Sul e vale do Ivaí.
Início do Trecho Final do Trecho Extensão Situação
https://pt.wikipedia.org/wiki/PR-405
Guaraqueçaba Entroncamento de acesso a Morato 14,8 km
Não pavimentado
Entroncamento de acesso a Morato Entroncamento PR-404 (Serra Negra) 17,8 km
Não pavimentado
Entroncamento PR-404 (Serra Negra) Entroncamento PR-340 (Cacatu) 46,8 km
Não pavimentado
https://pt.wikipedia.org/wiki/PR-340
Rodovia Deputado Miguel Bufara, no trecho entre o entroncamento com a PR-408 e o entroncamento com a PR-405, na localidade de Cacatu, de acordo com a Lei Estadual 7.198 de 13/09/1979.
Entroncamento BR-101/PR-408 (Antonina) Entroncamento PR-405 (Cacatu) 16,6 km
Pavimentado
Entroncamento PR-405 (Cacatu) Cachoeira de Cima 10,1 km
Pavimentado
Cachoeira de Cima Começo do Pavimento 0,4 km
Não pavimentado
Começo do Pavimento
Bairro Alto (Cachoeira de Cima) 0,9 km Pavimentado