A Justiça Federal do Paraná inocentou o prefeito de Tijucas do Sul, José Altair Moreira, conhecido como Gringo, da acusação de improbidade administrativa por suposta fraude em licitação de transporte escolar no valor de R$ 427.541,04.
Em 2015, o prefeito e outros funcionários da prefeitura foram denunciados pelo MP/PR por suposta fraude em licitação na contratação de transporte intermunicipal de alunos com necessidades especiais para a Escola Ilza Santos, situada em São José dos Pinhais.
No entanto, no último dia 25, a Justiça concluiu que não há indícios de má-fé e não foi comprovado qualquer prejuízo ao erário. José Altair foi prefeito de Tijucas do Sul entre 2009 e 2016 e eleito novamente em 2021.
“A decisão proferida pela 3ª Vara Federal de Curitiba reparou grave injustiça a qual o Prefeito de Tijucas do Sul e o Secretário de Administração vinham sendo acusados desde 2015. Tanto o Ministério Público Federal como o Fundo Nacional de Educação reconheceram, ao final do processo, a inexistência de qualquer prejuízo ao erário na contratação do transporte escolar”, afirmou Clóvis Alberto Bertolini, advogado do réu.