As últimas duas semanas, entre uma pesquisa e outra, determinaram consistente crescimento da candidatura de Carlos Ratinho Jr. (PSD), que neste período subiu de 33% das intenções de voto para 42%. Seus dois principais adversários – Cida Borghetti (PP) e João Arruda (MDB) – ficaram praticamente estagnados, com porcentuais variando apenas dentro da margem de erro admitida pelo Ibope.
Se mantida a tendência nos próximos 34 dias que faltam para a eleição de 7 outubro, Ratinho pode assegurar a vitória já no primeiro turno. A soma de todos os demais candidatos é de 28%, 14 pontos menor do que o índice necessário para suplantá-lo.
Embora tenha decrescido consideravelmente, permanece alto o número de eleitores dispostos a votar em branco ou em nenhum, ou dos que ainda estão indecisos. Até meados de agosto, eles somavam 37% do eleitorado, enquanto que agora situam-se em 30%.
A pesquisa Ibope foi encomendada pela RPC e abrangeu 1.204 entrevistas em 65 municípios do estado. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para cima ou para baixo. O registro da protocolado no TRE sob número PR-04985/2018.
Ainda pesa sobre ela impugnação formulada pela candidato Jorge Bernardi (Rede), que alega que a estratificação do eleitorado pesquisado não representa a realidade paranaense.
Adeus querida. Faço das palavras do seu […] Ricardo Barros, as minhas…