Guarapuava está entre as melhores cidades brasileiras para fazer negócios, segundo ranking publicado pela revista Exame. Na categoria Desenvolvimento Econômico, a cidade subiu 33 posições, ficando à frente de capitais como Curitiba, Salvador, Goiânia, Recife e Manaus e de grandes municípios como Campinas, Santos e São José do Rio Preto.
O estudo é realizado com exclusividade para a revista pela Urban Systems desde 2015 e analisa o potencial de desenvolvimento econômico e as melhores oportunidades para se investir nos 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. São avaliados 28 indicadores nas áreas de desenvolvimento social, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento econômico, aspectos considerados essenciais para a evolução dos negócios em uma cidade.
No ranking geral, a cidade paranaense aparece pela primeira vez, ocupando a 77.ª posição entre as 100 melhores cidades para investir em negócios.
“O resultado confirma o que se vê no dia a dia, Guarapuava se tornou um importante município para fazer negócios. A cidade vem recebendo investimentos externos e internos, públicos e privados, que nos colocam nesta excelente posição de desenvolvimento”, avalia o prefeito Cesar Silvestri Filho.
Tô fora! Só neste ano de 2018 a população diminuiu sem explicações concretas, e a cidade apareceu nos grandes veículos nacionais por vasto período, inclusive em horários nobres e mais caros da TV. Deixa pra lá.