Pela enésima vez o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) decide suspender a licitação para a construção da “faixa de infra-estrutura” – um conjunto de obras que previa uma estrada de 20 quilômetros ligando a PR-407 ao Porto de Pontal.
Por cortar uma extensa área preservada de Mata Atlântica em estado nativo, ambientalistas haviam dado à obra o nome de “estrada da destruição”.
Ontem (terça-feira, 19), o governo havia anunciado que as empresas interessadas em tocar o projeto tinham até dia 28 próximo para entregar suas propostas e que, no dia 29, os envelopes seriam abertos. Menos de 24 horas depois, no entanto, o DER anuncia, por meio do Aviso 316/2018, que a licitação “fica transferida sine die por motivos administrativos”.
Uma informação a corrigir apenas. A vegetação local não é “…extensa área preservada de Mata Atlântica em estado nativo…”. Ela é área preservada em estágio avançado de recuperação, uma vez que já foi alvo de exploração em séculos passados.
Sugestão: que tal congelar esse assunto por seis meses e deixar que o próximo governo trate disso, se for o caso? Já encheu…