O governador Ratinho Junior confirmou nesta segunda-feira (26) que Curitiba e mais 16 cidades da Região Metropolitana terão 55 colégios cívico-militares em 2021. Serão 22 escolas apenas na Capital. Colombo (5), São José dos Pinhais (4) e Piraquara e Araucária (3) vêm na sequência em quantidade, mas o programa também contempla Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Pinhais, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul e Rio Negro. O programa, que será implementado em 215 colégios estaduais de 117 municípios é o maior do País nessa modalidade.
“A rede estadual do ensino evoluiu todas as suas notas no Ideb de 2019, o que mostra que estamos no caminho certo. Para conquistar novos lugares estamos apostando, também, em novas metodologias, alternativas e em programas como o dos colégios cívico-militares, que oferecem mais condições de segurança e estabilidade de ensino em locais que sofrem com problemas históricos”, afirmou o governador Ratinho Junior.
O programa é voltado nesse primeiro momento para municípios com mais de dez mil habitantes. Os critérios estabelecidos pela lei foram existência de ao menos duas escolas estaduais na área urbana, alto índice de vulnerabilidade social, baixos índices de fluxo e rendimento escolar e que não ofertem ensino noturno.
“É o maior projeto do País nessa área. Contamos com apoio da sociedade civil organizada, dos deputados, das lideranças do Estado. O Paraná avança a passos largos para ter a melhor educação do País”, completou Ratinho Junior.
Além dessas sete cidades, terão colégios cívico-militares Ponta Grossa, Castro e cinco municípios do Litoral (Pontal do Paraná, Guaratuba, Matinhos, Paranaguá e Antonina).
Consulta – A implantação dos colégios será de escolha livre da comunidade escolar, por meio de consulta pública, já a partir desta terça-feira (27). A pesquisa será em formato de referendo, cabendo à população dizer sim ou não ao modelo na escola em questão. Fazem parte da comunidade professores, funcionários e pais de alunos matriculados na instituição.
Para ter validade, mais de 50% das pessoas aptas devem participar da consulta. Se uma comunidade escolar for formada por 500 pessoas, é necessário um quórum de pelos menos 251 pessoas, por exemplo. Para migrar ao modelo cívico-militar basta a aceitação de maioria simples dos votantes da escola, ou seja, 50% mais um voto. O resultado deve sair até quinta-feira (24).
“É um programa que prevê aumentar a integração entre professores, alunos e a comunidade escolar. Na verdade é um conjunto de ações. Ele prevê novas metodologias, atividades e complementa as estratégias do Paraná de modernizar a educação pública”, acrescentou o secretário estadual de Educação e do Esporte, Renato Feder.
Funcionamento – Essa nova modalidade de ensino funcionará com gestão compartilhada entre militares e civis em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As aulas continuarão sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto os militares serão responsáveis pelas áreas de infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares. Haverá um diretor-geral e um diretor-auxiliar civis, além de um diretor cívico-militar e de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola.
A Secretaria da Educação e do Esporte vai editar os atos normativos necessários à operacionalização, à gestão e à implantação do programa; apoio técnico e financeiro às instituições; formação continuada aos profissionais da educação e da segurança pública que atuarão nos colégios cívico-militares; e elaboração da proposta pedagógica e dos regimentos internos.
Escolas
Almirante Tamandaré – JACI REAL P DE OLIVEIRA C E PROFA E F M
Almirante Tamandaré – MARIA LOPES DE PAULA C E PROFA EF M
Araucária – LINCOLN S COIMBRA C E EF M
Araucária – DIAS DA ROCHA C E EF M
Araucária – MARIA DA G S SILVA E LIMA C E PROF EFM
Campina Grande do Sul – BANDEIRANTES C E EF M
Campo Largo – 1 CENTENÁRIO C E EF M
Campo Largo – MACEDO SOARES C E EF M
Campo Magro – CAMPO MAGRO C E EF M
Colombo – JOÃO BOSCO C E D EF M
Colombo – TANCREDO DE A NEVES C E EF M
Colombo – ALFREDO CHAVES C E EF M
Colombo – ALTAIR DA SILVA LEME C E PROF EF M
Colombo – HELENA KOLODY C E EF M
Curitiba – SEGISMUNDO FALARZ C E EF M
Curitiba – GETÚLIO VARGAS C E EF M
Curitiba – MANOEL RIBAS C E ED EM TEMPO INT EF M
Curitiba – OLAVO DEL CLARO C E PROF EF M
Curitiba – ERMELINO DE LEAO C E EF M
Curitiba – GOTTLIEB MUELLER C E EF M
Curitiba – JOÃO DE OLIVEIRA FRANCO C E EF M
Curitiba – JOÃO MAZZAROTTO C E EF M
Curitiba – MANOEL A GUIMARÃES C E SEN EF M
Curitiba – SEBASTIÃO SAPORSKI C E EF M
Curitiba – GUARDA MIRIM DO PARANA C E EM
Curitiba – ATTICO EUSÉBIO DA ROCHA C E D EF M
Curitiba – REPÚBLICA ORIENTAL DO URUGUAI E E EF
Curitiba – JOÃO WISLINSKI C E PE EF M
Curitiba – CECILIA MEIRELES C E EF M
Curitiba – ISABEL L S SOUZA C E PROFA EF M
Curitiba – ARLINDO CARVALHO DE AMORIM C E EF M
Curitiba – JOÃO LOYOLA C E PROF EF M
Curitiba – ETELVINA C RIBAS C E PROFA EF M
Curitiba – LUIZ CARLOS DE P E SOUZA C E P E F M
Curitiba – SENHORINHA M SARMENTO C E EF M
Curitiba – YVONE PIMENTEL C E EF M
Fazenda Rio Grande – ANDERSON RANGEL C E PROF EF M
Fazenda Rio Grande – JOÃO HOINATZ DE ANDRADE E E PROF EF
Lapa – CARNEIRO C E GAL EF NORMAL
Lapa – MANOEL A DA CUNHA E E EF
Mandirituba – MIREILLE MARIA F Z MACHADO E E PROF EF
Pinhais – LUARLINDO DOS REIS BORGES E E EF
Pinhais – SEMIRAMIS DE B BRAGA C E EF M
Piraquara – VILA MACEDO C E EF M PROFIS
Piraquara – IVANETE M DE SOUZA C E EF M
Piraquara – ROMÁRIO MARTINS C E EF M
Quatro Barras – ELIAS ABRAHAO C E EF M
Quitandinha – ELEUTERIO F DE ANDRADE C E EF M
Rio Branco do Sul – MANOEL B DE MACEDO C E PROF EF M
Rio Negro – CAETANO M ROCHA C E PRES EF M
Rio Negro – OVANDE DO AMARAL C E DR EF M
São José dos Pinhais – ANTÔNIO VIEIRA C E PE EF M
São José dos Pinhais – SHIRLEY C T MACHADO C E EF M
São José dos Pinhais – ZILDA ARNS NEUMANN C E DRA EF M
São José dos Pinhais – CHICO MENDES C E EF M