O ministro Gilmar Mendes gastou dez páginas para argumentar que não haveria necessidade de decretação de prisão temporária contra Beto Richa, Fernanda Richa e todos os demais 13 presos pelo Gaeco na Operação Radio Patrulha.
Num trecho, para justificar sua decisão de conceder salvo conduto, Gilmar diz:
Aqui, como naqueles casos, houve a prisão ilegal, a incomunicabilidade e graves restrições ao exercício de direitos políticos dos ocupantes de mandatos eletivos. Por outro lado, se hoje já não há a ameaça dos tanques e das baionetas, há, contudo, a grave manipulação das notícias e da opinião pública, a difusão de mentiras pela internet, o assassinato de reputações e a radicalização de opiniões e posturas institucionais que passam a ser consideradas legítimas e normais. Portanto, estou absolutamente convencido sobre a ilegalidade da prisão provisória do requerente e da necessidade de se restituir a sua plena liberdade.
Leia a peça completa:
Sem matrizes partidárias?? Tá bom…
Pq o dr. Juliano Breda é o advogado desta petição?
Estava na defesa da advocacia? Pq o Partido do Beto também é legitimado.
Era advogado do partido?
também não vi coerência entre a nota da oabpr e esta petição.
Complementando o post:
“A Seccional paranaense orgulha-se do protagonismo sem matizes partidárias que caracteriza sua atuação através do tempo, algo que é reconhecido em todo o Brasil.”
Coerência?
Caro Editor, ao ler estes comentários resolvi verificar no site da OAB as notícias e peço licença para uma observação.
Segundo noticiado no Site da Seccional do Paraná:
“Como tem sempre repetido o presidente do nosso Conselho Federal, Cláudio Lamachia, “nosso partido é o Brasil, e nossa ideologia é a Constituição Federal”.
Curitiba, 10 de setembro de 2018
A Diretoria”
Porém, após a prisão de Beto Richa e demais, no dia 11, o próprio Conselho Federal ajuizou Ação no STF para soltá-lo (como disse o colega acima e se verifica no documento postado).
Existe alguma incoerência nisto não? Pq o partido do Beto não ajuizou a ADPF? A OAB não disse em Nota Pública que seu “partido é o Brasil”?
Fonte: https://www.oabpr.org.br/nota-publica-3/
O MP trabalha é o Gilmar que que se ofício o CNMP. A OAB(PR) e o Gilmar Mendes liberam o Richa no interesse da população? Ela é legitimada da ADPF para ajudar políticos??
Muito me espanta o CFOAB ter ajuizado essa ADPF. Ainda mais quando o advogado é o ex-presidente (2013-2015) do grupo que “domina” a OAB Paraná há anos.
Quer dizer que quando o Richa é preso a OAB corre para soltá-lo, mas quando uma Haitiana é estuprada em Mandirituba aí tem que esperar a imprensa cobrar para acompanhar??
É.. realmente o Paraná está em mals lençóis… Até o ex-presidente da OabPR ajuizando uma ADPF para ajudar o Richa.
Talvez o digníssimo causídico seja o próximo indicado para o quinto do TJ, já que em 2012 não pôde tentar.
Decepção… Eleições para a OabPR chegando …
Click!!!
Rapaiz, excelente observação!!!! Tudo filho da política.
“Oficiar o CNMP” por quê?? Existe alguma falta funcional do MP em cumprir com seu dever?? Me parece uma “ameaça” para calar e censurar a atividade do MP. Mas como o CNJ não tem poderes sobre a conduta dos Ministro do STF, eles fazem oq querem.
Virou até piada justificar que é “ano de eleição”. Tá parecendo que é “estado de exceção” mesmo, onde o ditador faz o que bem entende.
gilmar TIRA o brilho do STF
Essa foto foi ótima!! Kkkkk
Gilmar Mendes…
O parecer ou melhor o palpite desse desqualificado deveria ir direto para o lixo, junto com o próprio.
O Gilmar Vendes está certo. Garantismo acima de tido.
A garantia que a corrupção grossa vai continuar existindo no Brasil, com PT ou sem PT, é demonstrada com toda a clareza ao Brasil por quem realmente entende do assunto.
Nunca vai se tratar de algo relativo ao Direito pois o Lula ta em cana por algo que nunca foi dele e nenhum habeas corpus colou. Traduzindo: é a politica, estúpido.
Claro que pra soltar um tucano tão encrencado deve-se atirar uma isca com algo bem aleatorio e dai desviar o assunto , mas no frigir dos ovos o richa vai passar o fim de semana em casa, numa boa. E ainda da pra usar isso na eleição e ganhar mais votos.
O Judiciário brasileiro apodreceu. O cancer começou em Curitiba ali no Ahú ,mas graças aos esforços dos envolvidos tomou conta de tudo.
Agora na eleição deveriamos votar em quem se propuser a reescrever o capitulo do Judiciario e acabar com a farra pois eles viraram O poder do Pais.
Esse pessoal de Brasília acha que está rindo por último. No Paraná quem ri por último é quem acreditou que não estava sendo enganado, mas assim foi. Bola pra frente.
Eis o inimputável soltador-mor da republica!
É FDP mas está certo .