No dia 29 de dezembro de 2010 saía o resultado da licitação do transporte coletivo de Curitiba. O site da prefeitura da cidade, então governada pelo prefeito Luciano Ducci, festejava o acontecimento com algumas frases que hoje, depois da denúncia do MP de que o processo foi fraudado, soam até engraçadas. Divirta-se com algumas das frases que constavam da matéria oficial:
- O ano de 2010 será um marco na história do transporte coletivo de Curitiba.
- Pela primeira vez, desde que o sistema foi implantado, em 1953, os contratos com operadores do transporte coletivo do município foram firmados a partir de licitação pública;
- O edital de licitação virou referência para várias outras cidades brasileiras, garantiu contratos que prevêem melhoria da qualidade, em que os operadores, entre outras obrigações, se comprometem a melhorar a velocidade média operacional das linhas, oferecer mais conforto aos usuários, investir em inovações tecnológicas priorizando meio ambiente e bem estar e segurança do passageiro, e promover a capacitação de seus funcionários para as novas exigências.
- Um dos primeiros itens da nova operação do transporte foi a implantação de seguro para os passageiros que passaram a contar com cobertura para danos físicos sofridos no transporte coletivo – o que é inédito em nível nacional e um dos resultados da licitação.
- Transparência – O presidente da Urbs, Marcos Isfer, destaca que a licitação da operação do transporte é um marco histórico na cidade que foi possível pela determinação e vontade política da administração municipal e pelo empenho e dedicação do corpo técnico da área de transporte da Urbs.
- Colocamos o sistema de transporte de Curitiba dentro do que exige a Constituição de 1988. Implantamos uma mudança definitiva na relação contratual com os operadores e estamos mudando a história do transporte;
ContraPonto, mais uma vez vou ajudar vocês e fazer aquilo que já devia ter sido feito e que agora aparece com este misto de surpresa e espanto na vida da República de Curitiba, onde se cumprem as leis, como esta demonstrado, quando e como interessam.
De memória, sem Google, pergunta do moro tucano pro Lula no “processo kafkaniano do “triprequis”” com toda a pose e circunstancia de quem assiste Law & Order: O Sr sabia dos esquemas na Petrobras?
Resposta do Lula: Claro que não. Nem eu, nem o Sr nem a PF nem o MP, nem a Mídia sabiam. Começamos todos, a saber, quando começou a Lava Jato.
A diferença clara entre isso e os esquemas tanto no pedágio como no transportes de Curitiba eram mais que sabidos por quem usava o sistema e pagava o pedágio. Ate reportagem sobre o enriquecimento do ducci teve e ninguém correu atrás.
O que parece não ter sido o caso dos membros do Judiciário no e do PR que só andam de helicóptero e não pagavam pedágio nem andavam de ônibus pra poder ver algo suficientemente grande para chamar-lhes a atenção.
Todo este esforço jornalístico de agora devia ter sido empregado à época para checar as declarações.
Até os Petit pavet de Curitiba sabiam que está licitação era totalmente viciada.
Será que o limpinho Rubens Bueno vai defender os limpinhos Runico Camargo seu tesoureiro e braço direito e seu irmão Marcos isfer ?