O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) e no portal Compras Paraná a homologação da licitação para operar a travessia do ferry boat de Guaratuba, no Litoral. Com isso, iniciaram-se os trâmites internos para assinatura de novo contrato com a Internacional Marítima Ltda., que atualmente opera em caráter emergencial. O contrato deve entrar em vigor a partir de zero horado dia 10 de agosto.
Estão previstos os serviços e a aquisição de materiais para manutenção dos ferry boats, pontes e flutuantes de propriedade do DER-PR, disponibilização de até três conjuntos de balsa mais rebocador (ou ferry boats, além dos três que já estão disponíveis) com capacidade de transporte simultâneo somada de 180 veículos de passeio, estrutura flutuante para manutenção, rebocador para apoio operacional, painel de mensagens variáveis em LED, guindaste móvel sobre pneus, fornecimento de combustível, contratação de toda a mão de obra necessária para a operação, serviços de mergulho e aquisição de demais materiais para serviços correlatos à travessia, entre outros.
Um dos critérios do edital era uma capacidade mínima somada de 360 veículos de passeio simultaneamente, em até seis embarcações, ficando à disposição da empresa os ferry boats do DER/PR. Não poderão ser utilizadas embarcações com capacidade de lotação inferior a 60 veículos, visando garantir a operacionalidade da travessia e evitar formação de filas.
O investimento será de R$ 131.792.989,44, com prazo de execução de 25 meses, garantindo a travessia durante o período de obras da nova Ponte de Guaratuba.
De acordo com estudos técnicos e com base em dados históricos, o volume anual médio de tráfego da travessia da Baía de Guaratuba é de 1.359.990 veículos, incluindo pagantes e usuários isentos. (AEN; foto: Rodrigo Felix Leal/Seil).