O deputado federal Rodrigo Maia (sem partido), ex-presidente da Câmara dos Deputados, será o novo secretário de Projetos e Ações Estratégicas do governo João Doria (PSDB). O anúncio foi feito pelo próprio chefe do Executivo na manhã desta quinta-feira (19). Maia foi expulso do DEM depois de alguns entreveros com o presidente nacional da legenda, ACM Neto, ex-prefeito de Salvador.
Responsável por agilizar os projetos de desestatização, o ex-presidente da Câmara será nomeado oficialmente nesta sexta (20), segundo o portal UOL.
De acordo com o governador paulista, Maia ficará responsável por acelerar as parcerias público-privadas e as concessões estaduais. Hoje abrigada na Secretaria de Planejamento e Gestão, a subsecretaria de Projetos e Ações Estratégicas ganhará status de secretaria justamente para abrigar Maia.
Em campanha no PSDB para receber a indicação do partido para disputar as eleições presidenciais em 2022, Doria enxerga em Maia um nome que agrada os campos político e econômico. Além disso, o deputado deixou a Presidência da Câmara como um dos principais opositores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), desafeto também de Doria.
Ao anunciá-lo, o governador paulista descreveu o deputado federal como personagem “essencial para manter o equilíbrio do Estado Democrático de Direito”, em referência velada à oposição de Maia a Bolsonaro.