Início Justiça Ex-prefeita de Paranacity é condenada a pagar multa por improbidade administrativa

Ex-prefeita de Paranacity é condenada a pagar multa por improbidade administrativa

A ex-prefeita de Paranacity, no Noroeste do Paraná, Edneia Buchi Batista (gestão 2017-2020), foi condenada pela Justiça ao pagamento de multa equivalente a quatro vezes sua remuneração quando gestora municipal. A decisão decorre de ação civil pública por ato de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da Promotoria de Justiça da comarca.

Conforme a ação, a então chefe do Executivo promoveu em 2018, em comemoração ao Dia do Trabalhador, um show musical de um conhecido padre-cantor, ao custo de R$ 63,7 mil. A contratação se deu com dispensa de licitação e sem que os respectivos procedimentos tenham sido lançados no Portal da Transparência do município.

Aviso – Antes da realização do evento, a Promotoria de Justiça havia expedido recomendação administrativa à prefeita para que o show não ocorresse, uma vez que a despesa para tanto era perfeitamente dispensável, ante diversas outras necessidades prioritárias na cidade, como a criação de vagas em creches e a conclusão de obras públicas inacabadas na área de saúde.

Em vista do não atendimento da recomendação do MPPR e a consequente realização do show, foi ajuizada a ação cuja sentença resultou na condenação da ex-gestora municipal. (Do MPPR).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile