Evento debate ameaça ao futuro do Iapar

Não consta da agenda do governador Ratinho Jr. desta segunda-feira um compromisso para o qual foi convidado pelo Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná. Cerca de 300 profissionais, acadêmicos e produtores rurais vão se reunir a partir das 14 horas para debater o projeto do governo de fundir o Iapar com a Emater – isto é, a pesquisa agronômica com a assistência técnica. A presença do governador seria útil para uma decisão final e inteligente sobre o futuro do Iapar.

A fusão faz parte do projeto de reforma administrativa do governo e visa à redução de despesas e uma suposta melhoria de resultados das duas áreas. O projeto coloca ameaça o Paraná de enorme retrocesso científico e tecnológico – áreas em que alcançou níveis de excelência e reconhecimento internacional a partir da criação, há mais de 40 anos, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), com sede em Londrina e postos avançados de pesquisa em todas as regiões do estado.

A proposta não tem unanimidade dentro da comunidade. Pelo contrário, grande parte do público envolvido se manifesta contrária ou vê com muita preocupação as notícias de extinção, fusão ou criação de novas instituições estatais ligadas à pesquisa agropecuária, e comentários de que atividades de pesquisa antes desenvolvidas pelo Iapar serão delegadas à iniciativa privada, inclusive internacional.

“O momento requer profunda reflexão e urgente planejamento estratégico para o aprimoramento e
fortalecimento deste crucial setor nacional que é o da pesquisa agropecuária, o que justifica a realização do presente evento!” – afirma o convite ao interessados em participar da discussão que se dará durante o evento “O Futuro da Pesquisa Agropecuária no Paraná: Que rumo tomaremos?

Especialistas da área de pesquisa agronômica e da assistência técnica farão palestras sobre o tema no auditório do do Bloco Didático do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, no bairro Cabral.

4 COMENTÁRIOS

  1. Vamos ver se o governador e se o secretário vão….estes tempos vi o secretário escrevendo aqui…hj ele tem oportunidade de falar, saber, ouvir, trocar, informar. Vamos todos sair do online e ir ao CCA na Av dos funcionários no Cabral

    Pesquisa e extensão são investimentos e não despesa…

    Agrárias é pilar estratégico e força nesse estado, ok fundação Dom Cabral?

    Não precisa análise SWOT para saber do Paraná na agricultura, precisa? Somos da roça, todos sabem

  2. Fundir o IAPAR com EMATER é juntar “ alho com bugalhos” é considerar a pesquisa científica algo de somenos importância , é ir no contrapé da história, é reconhecer que os gestores públicos no Brasil não conferem a devida importância na pesquisa e na tecnologia que rapidamente muda o mundo.
    A pesquisa científica é o caminho. P para aumentar a qualidade e a quantidade de produção no agrobusiness, a EMATER tem por objetivo oferecer ao produtor rural acompanhamento na aplicação dos resultados oriundos de pesquisas.
    Abram o mercado para convênio entre empresas privadas , universidades do mundo todo com participação em royalties dos produtos oriundos das pesquisas conjuntas e haverá um enorme salto de qualidade na produção científica.
    Me parece, que está fusão nada mai é do que a busca de satisfação pessoal de alguns que por ignorância querem misturar “ alhos com bugalhos “
    Abra Osvaldo olhos governador!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui