Esquenta disputa na eleição da OAB/PR

Faltando três dias para a eleição da nova cúpula da OAB/PR, o clima da disputa entre as duas chapas inscritas se torna mais tenso. As chamas já tinham atingido níveis altos de temperatura quando a chapa de oposição – a Algo Novo na OAB – entrou com representação para cassar a chapa adversária, a tradicional XI de Agosto, acusando-a desrespeitar normas regimentais ao promover festa para jovens profissionais advogados numa casa noturna de Curitiba. A XI de Agosto contesta, acusa a oponente de também promover reunião festiva para o mesmo grupo e já apresentou defesa junto à Comissão Eleitoral.

Agora, a Algo Novo encontra outro motivo para apontar irregularidades entre os situacionistas. Alega que a arquiteta que elaborou o projeto de construção da nova sede da instituição em Maringá é filha de um atual vice-presidente da OAB/PR e candidato a conselheiro na XI de Agosto. E que o fato de o trabalho prestado por ela ter sido gratuito, apenas agrava a incompatibilidade e, no entendimento da oposição, caracteriza também favorecimento inaceitável, já que a arquiteta, graças ao pai, ganhará fama e conceito profissionais em razão da autoria da obra.

Este é apenas mais um episódio da contenda de contornos políticos – entre esquerda e direita, numa definição simples – que as duas chapas travam. Enquanto a XI de Agosto representa a corrente de tradicionais advogados que há quase 40 anos comanda a OAB/PR, tida como de “direita”, a Algo Novo é vista como representante da “esquerda”, em razão de vários de seus membros guardarem ligações com quadros do PT e do PCdoB. Encabeça a chapa, por exemplo, um dos advogados do ex-presidente Lula, Manoel Caetano.

A divisão político-partidária, no entanto, se equilibra numa linha tênue, já que entre os componentes da chapa XI de Agosto se encontram também profissionais que advogam em favor de Lula, como é o caso de Luiz Fernando Casagrande Pereira, que sustentou enquanto pôde a tese de que o ex-presidente, mesmo preso, poderia ser candidato na eleição de 2018.

A eleição na OAB/PR acontecerá na próxima quinta-feira, 22.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui