Esgoto de São José dos Pinhais será monitorado em busca de drogas

O esgoto de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, será monitorado por um programa do Ministério da Justiça e Segurança Pública destinado a radiografar o consumo de drogas. Além da cidade paranaense, o projeto começará em outros quatro  municípios do programa Em Frente, Brasil: Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO) e Paulista (PE).

O programa integra o projeto Cloacina, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, para observar e radiografar o consumo de drogas no Brasil. Um acordo está sendo fechado com a Universidade de Brasília (UnB) para a pesquisa, no valor de R$ 10 milhões. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

A ideia da pasta da Justiça é expandir o campo de coleta para até 18 municípios em quatro anos. Já o Ministério da Cidadania tem projeto semelhante, mas de menor orçamento e escopo. Os dois ministérios dividem políticas sobre drogas: o de Sergio Moro Moro centra na questão do combate à oferta, o de Osmar Terra, no consumo.

Diz o jornal que o Ministério da Justiça se inspira numa pesquisa feita pela UnB no Distrito Federal, que também durou quatro anos, e conseguiu identificar que a Região Norte tinha maior índice de consumo de drogas.A finalidade  do projeto é ajudar as polícias a identificar as rotas do tráfico e tornar o combate ao crime mais preciso.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui