O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira, 12, que uma questão de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será anulada. O MEC constatou que a mesma questão já havia sido aplicada no vestibular de 2013 da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
De acordo com o MEC, o item foi formulado por um professor que compõe o Banco de Elaboradores de Itens do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). “Em decorrência do descumprimento dos requisitos de ineditismo e sigilo, a questão está anulada.”
Se um estudante que fez a prova do ENEM neste domingo (11) tivesse tido a sorte de achar no Youtube a explicação do professor Marcos J. Novakoski, de Guarapuava (PR), encontraria lá a resposta gravada em vídeo, conforme se vê ao lado. Em sua página no Facebook, Novakoski também se admira com a coincidência: “Parece assombração: Gravei este vídeo em abril deste ano e, adivinhem? Na prova do ENEM, Matemática, DESTE ANO, ela estava lá, do mesmo jeito, na questão 163, prova azul.”
A questão foi elaborada em 2012 para o Inep, pelo professor que, naquela época, estava vinculado à UFPR. Em 2013, foi utilizada no vestibular da universidade federal. Uma sindicância vai para apurar responsabilidades e poderá haver instauração de processos administrativo, cível e/ou criminal.
Segundo o MEC, o ministro da Educação, Rossieli Soares, entrou em contato com o reitor da UFPR, Ricardo Fonseca, que colocou a instituição à disposição para colaborar com a apuração.
À esquerda, um facsímile da questão incluída no ENEM/2018. À direita, em azul, reprodução do texto da questão no vestibular da UFPR de 2013.
O artigo 33 da lei brasileira 11343 de 2006, sobre drogas, prevê a pena de reclusão de 5 a 15 anos para qualquer pessoa condenada por tráfico ilícito ou produção não autorizada de drogas. Entretanto, caso o condenado seja réu primário com bons antecedentes, essa pena pode sofrer uma redução de um sexto a dois terços. Se um réu primário com bons antecedentes for condenado pelo artigo 33 da lei brasileira sobre drogas, após o benefício da redução de pena, sua pena poderá variar: […]
Viva a UFPR e um dos vestibulares historicamente mais ferrados do país!