Em 2015, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) atribuiu ao Paraná a nota 3,9, índice pouco maior do que a média nacional de 3,7. Dos 27 estados brasileiros, a qualidade da educação paranaense ocupava o 5.º lugar, abaixo apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Pernambuco, empatado com Goiás, que também atingira 3,9.
No Ideb de 2017, divulgado no fim de semana passado, o Paraná subiu um pouquinho na nota, passando de 3,9 para 4. Em compensação, em termos relativos, a qualidade do ensino no estado decaiu: agora está em 8.º lugar, abaixo do Ceará, Pernambuco, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal, que também alcançaram ou ultrapassaram a barreira da nota 4. Disputamos a 8.ª colocação apenas com Rondônia, que também ficou com 4 pontos redondos.
Observação importante: era meta do Paraná alcançar nota 5 em 2018.
Onde houver um governo tucano, ali estará alguém combatendo a boa Educação. Muita farsa e muito apoio daquela midia que recebe em troca a compra de exemplares para distribu9ição à rede pública como faz SP.
Se alguem tivesse paciencia de ir ver os indices do IDH iria perceber que no PR o descaso começa pelo numero de alunos por sala.
O parametro do PR devia ser a Educação de SC que é imensamente superior tanto na qualidade quanto pelos resultados obtidos.
Coloque lado a lado um paranaense educado na rede publica e um catarina em identica situação e o catarinense vai estar mais capacitado.
E isso não é por acaso, mas opção dos habitantes do Estado.
Em 2015 o ex (des)governador Beto Richa arrancou a dignidade do magistério no Paraná e a população jogou a pá de cal. Esses profissionais estão socialmente doentes. A coisa é séria. Vale uma pesquisa.
O pior é que mesmo subindo um décimo, o índice alcançado não atingiu a meta, o que avalia o grave problema de queda da qualidade educacional.
Aquela história de recursos do quadro negro desviado da educação tem muito a ver com isso, penso eu, quem sabe Richa, Traiano, Plauto e Richa expliquem a população essa situação agora.
também não era pra mais …
a Escola Estadual Cruzeiro do Sul, situada no bairro Olaria, em Curitiba, sobrevive SEM um laboratório de informática, alijando as crianças e jovens ao acesso à era da informação e do conhecimento !
É duro ver isso acontecer, em pleno século XXI !
Lá também, a quadra de esportes está inacabada e faz muito tempo !
Com a palavra o governo do Paraná !