Quando quer se informar sobre eleições, o andamento das campanhas e sobre opiniões e posições dos candidatos, os eleitores procuraram as redes sociais – blogs, Twitter, Facebook, Instagram, grupos de WhatsApp e outros meios propiciados pela Internet. Estes recursos são os preferidos por 42,5% dos eleitores. Os telejornais ocupam o segundo lugar, com 37%. Muito abaixo, vêm os jornais impressos, com apenas 6% de eleitores interessados em buscá-los como fontes primárias.
Este é o resultado de lentamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas com 2.240 eleitores de todo o país entre os dias 25 e 30 últimos.
Sabendo disto, é também na internet que os candidatos vão se dedicar para conquistar votos, mesmo porque a legislação que rege a propaganda eleitoral é menos restritiva quanto às redes sociais. O grande problema, para o eleitor, é que também as fake news, utilizadas sobretudo para a desconstrução de adversários, encontra nas mídias sociais campo fértil para proliferação.
A sondagem do Paraná Pesquisas foi registrada na Justiça Eleitoral sob n.º BR-00884/2018.