Início Curitiba Dom Pedro Fedalto faz 96 anos e recebe a medalha da Ordem...

Dom Pedro Fedalto faz 96 anos e recebe a medalha da Ordem da Luz dos Pinhais

O arcebispo emérito de Curitiba, dom Pedro Fedalto, recebeu na manhã desta quinta-feira (11) a Ordem da Luz dos Pinhais. A entrega da medalha, feita pelo prefeito Rafael Greca, aconteceu no Seminário Diocesano São José, no bairro Orleans, e marcou o aniversário de 96 anos do homenageado. 

De nacionalidade brasileira e descendência italiana, dom Pedro Fedalto nasceu no dia 11 de agosto de 1926 na Colônia Antônio Rebouças, em Campo Largo.

O religioso foi ordenado sacerdote em 6 de dezembro de 1953 e sua sagração episcopal ocorreu em 28 de agosto de 1966. Foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba de 1966 a 1970 e administrador apostólico diocesano no ano de 1970, após a morte de dom Manuel da Silveira, sendo empossado como arcebispo no dia 28 de fevereiro de 1971.

Durante os 33 anos de episcopado, dom Pedro Fedalto criou 74 novas paróquias, ordenou 74 padres diocesanos, acolheu congregações femininas e masculinas e foram construídas 47 igrejas.

Entre os grandes feitos do homenageado está a vinda do papa João Paulo II, em 5 de julho de 1980, que atraiu a Curitiba uma multidão de fiéis de vários lugares do Brasil.

Dom Pedro Fedalto ficou emocionado com a homenagem. “Eu me sinto feliz e agradecido, ainda mais em receber esta homenagem do prefeito de Curitiba, que é meu amigo de muitos anos”, disse.

“Se cheguei até aqui foi pela graça de Deus. Alguns torcem para que eu chegue aos 100 anos, mas isso é Ele quem sabe, porque minha vida e todas as coisas que eu fiz são um dom de Deus”, ressalvou.

Lúcido, relembrou fatos da sua trajetória, como a primeira missa celebrada em 1953, e agradeceu ao mentor, dom Manoel Silveira, que o acolheu ainda quando era estudante no seminário.

O arcebispo de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo, entregou a dom Pedro Fedalto uma caixa com 180 cartas de padres parabenizando-o pelo aniversário e pela distinção da medalha.

“Muitos desses padres foram ordenados por dom Pedro Fedalto. Eu mesmo fui acolhido por ele quando cheguei a este seminário hoje estou aqui manifestando a ternura ao bom vovô”, disse.(SMCS).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile