Deputado que cuspiu em Bolsonaro renuncia e sai do país

Eleito pela terceira vez consecutiva deputado federal pelo PSOL do Rio de Janeiro, Jean Wyllys vai abrir mão do novo mandato. Em entrevista à Folha de São Paulo, o parlamentar —eleito com 24.295 votos e que está fora do país, de férias— revelou que não pretende voltar ao Brasil e que vai se dedicar à carreira acadêmica.

Desde o assassinato da sua correligionária Marielle Franco, em março do ano passado, Wyllys vive sob escolta policial. Com a intensificação das ameaças de morte, comuns mesmo antes da morte da vereadora carioca, o deputado tomou a decisão de abandonar a vida pública.

“O [ex-presidente do Uruguai] Pepe Mujica, quando soube que eu estava ameaçado de morte, falou para mim: ‘Rapaz, se cuide. Os mártires não são heróis’. E é isso: eu não quero me sacrificar”, justifica.

De acordo com Wyllys, também pesaram em sua resolução de deixar o país as recentes informações de que familiares de um ex-PM suspeito de chefiar milícia investigada pela morte de Marielle trabalharam para o senador eleito Flávio Bolsonaro durante seu mandato como deputado estadual pelo Rio de Janeiro.

“Me apavora saber que o filho do presidente contratou no seu gabinete a esposa e a mãe do sicário”, afirma Wyllys. “O presidente que sempre me difamou, que sempre me insultou de maneira aberta, que sempre utilizou de homofobia contra mim. Esse ambiente não é seguro para mim”, acrescenta.

Durante a sessão da Câmara Federal que votou favorável ao impeachment de Dilma Roussef, em 2016, Wyllys cuspiu no rosto do então colega Jair Bolsonaro. Justificou, depois, que foi uma reação após ter sido provocado por Bolsonaro.

11 COMENTÁRIOS

  1. Para o sofridiísimo povo do Rio de Janeiro é uma perda inestimável .

    Para os brasileiros que precisam de pessoas firmes em suas convicções para enfrentar o arbítrio também.

    O Paraná devia se perguntar , para tentar se entender é: por que na terra das araucárias não surge uma liderança deste calibre mas proliferam os francischini.

  2. Viu essa contraponto? Ajudou tanto a esquerda petista do Paraná e olha como eles se comportam quando não concordam com sua nota! É esse tipo de leitor que quer informar?! Vocês jornalistas se envolveram com causas sociais e conseguiram deixar de lado o patrimônio moral que construíram durante anos. Se deixaram levar pelos ideais sociais e esqueceram que o direito à informação é o mecanismo mais importante de uma democracia. Assim como os conselhos municipais, foram enganados pelos planos ideológicos de quem se diz justiceiro da infância. Uma pena. Relatar fatos e informar a todos, sem protagonismo. Poucos estão dispostos a reconstruir aquilo que se perdeu. Espero que vocês estejam no caminho certo e desconsiderem leitores destrutivos aqui. Vamos instituir certificação digital nesses comentários.

    • “Imparcialidade” ? Na imprensa? Do Paraná? Melhor começar a rever os conceitos , pois NINGUEM é imparcial. Principalmente a Justiça modelo Brasil sec XXI.

  3. Nossa olha o homofóbico curitibano se revelando!!! Deve ter Lgum medo que a esquerda declare que todo gay tem direito de dar em cima de vc?

    Nunca vi alguém ter tanto ódio por um desconhecido que não se mete na sua vida, mas que escrevia pautas e projetos para evitar que as epespes com a mesma orientação fossem assassinadas

    Acho que quem odeia homossexual e pq não garante resistir a concivencon pacífica e acha que vão se tornar homossexual por osmose né…cuidar do rabo alheio, politipo de direitas humanas

    • Releia o comentário que vossa pessoa critica e note que ele não menciona a orientação sexual de Wyllys, mas sim o fato de ser de esquerda, corrente política que dilapidou o Brasil.

  4. Uma da piores “coisas” que a natureza já admitiu coexistir sobre a face desta bionave. Espero que seja consumido pelas entranhas do inferno, mas não solitariamente; conjuntamente com a horda de espectros infectantes que tanto mal fizeram á esta pátria e ao nosso povo. Por fim espero que o Cão os aceite, pois não é obrigado á aceitar toda a escória do mundo, podendo remetê-los, tamanha a maldade que praticaram, á andares bem mais abaixo do que o inferno e aí terão a incandescente oportunidade de receber um pouco do muito que fizeram.

    • Cara voce errou o canal pra expressar tuas convicções religiosas sobre a Universo.

      Aqui tenta-se , ate subindo na goiabeira de vez em quando, democraticamente debater Politica, com p maiúsculo.

      Problemas com Deus e com a Natureza Humana favor dirigir-se a um Psicologo ou Psiquiatra. Pastor também serve e no limite um Padre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui