Câmara vota prorrogação de mandato de diretores de escolas da rede municipal de Curitiba

Está pronto para votação em plenário, em primeiro turno, o projeto de lei que prorroga por um ano, até dezembro de 2021, o mandato dos diretores e vice-diretores das escolas municipais. A matéria tramita na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) desde setembro do ano passado e recebeu o parecer favorável nessa quarta-feira (12) da Comissão de Serviço Público. Este foi o último colegiado a avaliar a proposta dos vereadores Tico Kuzma (Pros) e Pier Petruzziello (PTB), o qual pediu ao presidente da CMC, Sabino Picolo (DEM), que incluísse a matéria para análise do plenário na segunda-feira (17), pedido este que foi acatado.

Segundo os proponentes, o texto se baseia no fato de que o afastamento de diretores e vice-diretores devido ao processo eleitoral, em um processo de reorganização pós-pandemia covid-19, prejudicaria mais ainda a retomada das atividades escolares. O parecer favorável à matéria foi emitido por Cacá Pereira (Patriota).

A matéria prevê ainda a apresentação ao Conselho de Escola, até o final de 2020, de um relatório sobre a instituição de ensino e um plano de trabalho para o prazo prorrogado. Eleitos em 2017, os atuais diretores e vice-diretores assumiram em 1º de janeiro de 2018. Conforme a lei municipal 14.528/2014, o mandato tem a duração de três anos.

Durante a sessão plenária desta quarta-feira, o vereador Marcos Vieira (PDT) pediu celeridade na tramitação do projeto, ao ponderar que neste momento a prioridade de professores e colaboradores das escolas deve ser a retomada das aulas, e não as eleições escolares. Ele também acredita que a medida iria beneficiar aqueles que têm interesse em participar do pleito pela direção das escolas. De acordo com o vereador Tico Kuzma, a aprovação da proposta também deve dar tranquilidade aos diretores e colaboradores para a retomada das atividades escolares e ao atendimento dos alunos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui