Começa a briga por espaço num possível governo de Ratinho Jr.

À revelia do candidato, grupos que frequentam a “casa branca” – como é conhecido o comitê de campanha de Ratinho (PSD), no Alto da Glória – já se engalfinham para garantir espaços na possível futura administração. Em comum, estes grupos consideram que a vitória se dará já no primeiro turno e, portanto, a montagem da equipe de governo começará a ser delineada logo após o 7 de outubro. Daí a briga para reservar desde já algumas porções no latifúndio.

A briga se dá entre os chamados “autênticos”, aqueles que apoiaram Ratinho Jr. desde a primeira hora e passaram a fazer parte das equipes de formulação de propostas de campanha e programas de governo, e os “arrivistas” ou “oportunistas” que, antevendo a vitória, agora se aproximam do candidato e procuram se habilitar para ocupar espaços de seu interesse.

Um dos conflitos se dá na área do meio ambiente. Militantes do Partido Verde que, desde o início da campanha comandam a formulação de políticas para o setor, estão irritados com a presença cada vez mais ostensiva o deputado Rasca Rodrigues. Desconfiam que ele estaria interessado em reservar para si próprio a secretaria do Meio Ambiente ou, preferencialmente, a presidência do IAP – Instituto Ambiental do Paraná, cargos que já ocupou nos governos de Roberto Requião.

Os “autênticos” se rebelam. Lembram que Rasca foi eleito e reeleito deputado estadual pelo PV mas, em 2018, deixou o partido para se filiar ao Podemos. Na ocasião, justificou sua saída com o fato de não concordar com a tendência da sigla de “firmar um acordo de apoio político a uma candidatura ao Governo do Paraná que será conflitante com minha posição pessoal por outra candidatura” – isto é, era contra Ratinho e a favor de Osmar Dias, que depois desistiu da candidatura. Os “autênticos” já fizeram chegar ao candidato lembranças sobre a cassação do mandato e de processos a que Rasca respondeu em suas gestões.

Em outra trincheira está o grupo “autêntico” da área de segurança pública, formado principalmente por coroneis da reserva da PM que também aderiram ao candidato do PSD desde os primórdios da campanha. Agora eles notaram que outro grupo – do qual já eram adversários desde os tempos da caserna -, ligado ao ex-governador Beto Richa, oferece apoio e contribuições profissionais em troca de abrigo seguro na “casa branca” e futuramente no Palácio Iguaçu.

Um dos que buscam se infiltrar, segundo denunciam os “autênticos”, é o coronel Cesar Kogut, o ex-comandante da Polícia Militar quando do sangrento confronto das tropas com servidores públicos (professores, principalmente) no Centro Cívico em 29 de abril de 2015. A repercussão negativa do episódio provocou sua demissão do comando e a exoneração também do então secretário da Segurança, Fernando Francischini.

19 COMENTÁRIOS

  1. Estes Coronéis perderam as gratificações e com a sede da ganância estão desesperados atrás de um carguinho, esse que comentou só travou processos na PM e pior com objetivos escusos e agora vem com discurso de 1 ano de serviço, se nem o que era pra fazer direito na PM ele fez. E ainda sempre foi Osmar, todos sabem…..

  2. Sobre o cel Élio, sou do sistema penitenciário e ja o conhecia, pois também fui da pm. Em cinco meses fez mais do que já vi nos meus quinze anos de profissão nas cadeias. Mudou tudo, todos nós estamos sendo valorizados como nunca fomos. Acabou com todas as mamatas e focos de corrupção. Pessoa muito seria e competente. Se vcs quisessem mudança de fato na pm deveria ter ele como comandante da pm. Estamos torcendo para que ele continue o trabalho que começou aqui. Talvez as críticas sejam justamente porque ele faz. Basta ver o apoio que conseguiu em tão pouco tempo da oab, do MP, da defensoria, dos conselhos e da maioria de nós agentes, até de delegados pelo trabalho dele.

    • Masahhhh…duvide-o-dó que um agente penitenciário tenha escrito isso. Quando acabar a administração do tal Élio, Prates e mais meia dúzia de milicos as paredes vão tremer e os processos aflorarão…ele fez mesmo história. Só invadiram o Palácio Iguaçu uma vez em todo seu funcionamento. O Chefe da Segurança era ele. Só houve arrebatamento de presos uma vez na história do sistema penitenciário do PR. O Secretário era o Cel Élio. Quando o Richa saiu o Traiano não queria ele, a Cida não queria ele, o Beto não queria ele na campanha e a Cida queria devolver pra PM. Mas a PM também não queria ele. Se não fosse uma pressão imensa de um deputado influente, acho que nem a família ia querer. Segundo consta, o Rafinha não suporta ele também. Ou seja: logo ele está fora!! Ufa. E que não venham outros desse pro DEPEN porque aí vamos a falência. O outro que escreveu aí em cima diz que ele é bom mas quer devolver pra PM…Çei…

  3. Esperamos que o próximo governo dê prioridade sobre tudo às micros e pequenas empresas, desenvolva incentivos para o trabalho informal, inserindo direitos e garantias, principalmente, sinalizando com o imposto zero, objetivando resgatar a economia subterrânea.

  4. A canalhice e a ganância supera o mundo do senso ético e da moral. Quem desde o inicio se posicionou para qual lado seguir sempre deu a face para ser vista, se perambular de modo sorrateiro pelos corredores do quartel esperando, como todo malandro pirata faz, pular de canoa para canoa quando vê a canoa escolhida começa afundar.
    Você que vive na espreita e se alimenta de mentiras e enganação para se auto-afirmar, na equipe do futuro governador do Paraná, não terá espaço. A seriedade, a honestidade e trabalho sério são os pilares desse novo governo.
    Portanto, pessoas sérias estão ombreando com Ratinho Junior há mais de um ano, inclusive ajudaram estruturar seu plano de governo na área de segurança pública e o Coronel Kogut é uma delas. Entrou pela porta da frente, não pela dos fundos como alguns fizerem e outros estão querendo fazer!

    • Se o Coronel tá falando deve ser verdade. Os três “indecisos” coronéis que querem pastar em mais de um potreiro são da turma dele. Pé de pano, cadeirudo e cabeção são personagens históricos daquele filme Os Traidores. Se forem descobertos acho que dessa vez vão dançar nos bailinhos do Clube Floresta ou pescando lambari na curva do Rio Iguaçu esperando a enchente chegar trazendo notícias da capital.

  5. Não entendi. O tal Kogut está com Ratinho desde muito antes da campanha. Da minha casinha de guaipeca observo o grupo formado por um tal Péricles, Prates e Élio costeando a cerca do Ratinho. O mais engraçado que esses coroneis também costeiam a cerca da Cida Borghetti. Os dois últimos, inclusive, tem cargo comissionado e já eram do Richa. O tal Péricles já trabalhou com Requião, Lerner, Richa, Popeye, MR. Magoo e Barth Simpson. Ate mesmo com o Kogut. Traiu todos. Se hay poder estan cerca. Estão com um pé em cada canoa. Estão contando vantagem mas acho que vão é acabar afundando nos alagados aqui dos Campos Gerais…pangaré que morde rabo alheio não sobrevive muito em curral cuidado…

  6. hehehehehe vão voltar de ré!!!

    A eleição vai para o Segundo Turno e aí…

    Quanto ao IAP, jóia da coroa, máquina de guerra… TODOS QUEREM O IAP.

    A SEMA é figuração, não apita nada. Vale o IAP.

    Vide Tarcísio Mossato, Beto Richa e Atherino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui