Cida nomeia estagiário de 22 anos para ser chefe de departamento

As nomeações de comissionados visando acomodar aliados políticos andam a todo o vapor no governo do Paraná. Até mesmo cargos técnicos têm sido usados para acomodar pessoas que farão campanha para a reeleição de Cida Borghetti. Um dos casos mais recentes é o do ITCG, Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná. Através do decreto 9786, de 24 de Maio de 2018, Cida nomeou o estudante Saul Dorval Filho para exercer cargo de Chefe de Departamento do ITCG.

O ITCG é a autarquia que executa a política fundiária no Paraná, “tendo por finalidade a colonização e o desenvolvimento rural do Estado, a execução de serviços cartográficos, a elaboração do cadastro territorial rural e de sua estatística imobiliária, bem como a pesquisa nas áreas fundiária, agrária e de geociências”, conforme consta em seu site.

Não há notícias de que Saul Dorval Filho seja um técnico ou tenha qualquer experiência na área de cartografia, geologia ou regularização fundiária. Segundo seu perfil no Facebook, o jovem de 22 anos era, até então, estagiário de Direito de segundo ano numa empresa privada. Um grande salto na carreira. Na verdade, o que levou Saul Filho a ser nomeado é o fato de que seu pai, Saul Dorval, recentemente trocou o PMDB pelo PP da governadora a convite de Ricardo Barros.

Para a nomeação do jovem estudante teve de ser exonerado o geólogo Oscar Salazar Junior, conforme mostra o mesmo decreto.

15 COMENTÁRIOS

  1. Que vergonha alheia!!! O direito de resposta vinha até razoável, mas se espatifou na hora em que se comparou a ilustres figuras da história. Quando a gente acha que não pode piorar acontece dessas…

  2. O filhinho ainda vem querer falar em “direito de resposta” nos comentários… Só deixa mais claro a maracutaia que está por trás dessa nomeação. Quer convencer falando bonito, pra mostrar que é “dotô” em direito, não cola não filho.

  3. Mas que notícia é essa!?
    Com todo respeito…o primeiro comentário é real?
    O que tem a ver ser aluno negro e pobre e estagiário ? O que isso tem a ver com nao saber nada de coisa nenhuma de cartografia e geologia e solos?
    Francamente, se o senhor parar para analisar, ninguém , exceto uns poucos e bem próximos, onhecem o piá, e não estao criticando por ele ter características que o incluem na minoria, isso tudo bem, ele é negro pobre e aluno do Fies. Está tendo a chance dele então, lembrando que políticas públicas inclusivas é coisa da esquerda tá! Lembre disso pq a ultra direita diria que o piá tem que ter ” mérito” para cursar faculdade e o Estado teoricamente não tem nada a ver com o ciclo de pobreza instalado em algumas classes da população. Eu discordo disso, deixo claro. Acho que pobre, preto, precisa de política inclusiva sim e ele vai romper com a pobreza assim, através do estudo….só que na minha ótica a critica se dá à idade. Acredite, não importa o quanto vc é bom estagiário, não tem como vc ser sábio com 22 anos e quem não tem sabedoria não sabe tomar decisões, saber tomar decisões é o que um gerente faz….inexperiente x sábio… não me parece ter relações com as classes onde se encaixa o piá!. O que iriam achar se a Cida tirasse um advogado/promotor do mp caop meio ambiente e considerasse ele inapto sei lá e nomeasse um geólogo no lugar do promotor!? Só pense por esse lado. Aliás se o menino é uma Brastemp, pq não está no caop meio ambiente!? poem ele lá ué, arruma uma gerência lá….ir para um órgão tão técnico fica com cara de favorecimento. Ir para um órgão que tem a ver com a formação parece merecimento. O Greca fez umas disciplinas de arquitetura e saiu se dizendo urbanista, eu fiz engenharia, fiz várias matérias de direito, mas não posso atuar com advogado, além de errado ia ficar deselegante que nem o Greca..e aquele jornalista? O que um jornalista que mal sabe o que é um megawatts e estava tomando decisões na Copel!!! Tinha o menino de 25 anos na ferro este, não vamos esquecer, já
    tinha formado em engenharia e em administração e trabalhado na ALL, ainda assim tinha 25 Ele era branco e bem nascido, assim como Greca e o jornalista amigo do Richard, feio é feio, não interessa a quem parece ser bonito sabe? …..agora….vamos combinar….as pessoas que cursam direito devem aplicar a justiça mas são os primeiros junto com os políticos na lista de microcirrupcoes….tem juiz que nomeia como perito, e ele pode fazer isso , o perito da sua confiança….quantas vezes essa “confiança” é aplicada ao filho/ filha do Eng com quem o juiz joga tênis no graciosa!? E a classe jurista acha que está tudo bem fazer isso!? Que que tem demais favorecer!? Só que…. isso é corrupção, corrupção de muitas coisas, inclusive esse tipo de atitude e ação, deixa fora da concorrência gente negra, gente pobre, gente que nasceu numa condição que exige o dobro ou mais de esforço para conseguir algo, devido ao tratamento desigual a quem não é de confiança. Greca nomeoou uma química para trabalhar com as árvores da cidade! Ela não sente vergonha? Abdicou da nomeação ridícula ou se acha merecedora!!? A questão é…e se o nosso amigo está com o poder e nos oferece uma cargo? Oferece um cargo ao nosso filho? Me oferece ser secretaria de finanças, mesmo eu não sabendo nada de contabilidade pública e ou economia!! O que eu vou fazer!? Vou aceitar , já que sou bem intencionado?! Justifica o meio para atingir o fim?

  4. Requerimento ao Direito de Resposta
    Venho, por meio desta, manifestar com fulcro no artigo 29 e seguintes, presentes no Capitulo IV, da lei n° 5.250 de 09 de fevereiro de 1967, meu direito de resposta, vez que no dia 31 de maio de 2018, às 00h00min, na revista online intitulada “Contraponto”, foi veiculada matéria de cunho preconceituoso, vexatório e falacioso o meu respeito, pelo qual me sinto impelido a contestar, e consequentemente, prestar esclarecimentos ao povo paranaense.
    Primeiramente, observado o histórico de publicações da mencionada revista eletrônica, cumpre tecer comentários a respeito de suas matérias de extremo mau gosto que não possuem o mínimo desejo de informar àqueles que o buscam, ao contrario, as matérias constituem, tão somente, um aglomerado de criticas infundadas, permeadas pelo único intuito de denegrir a imagem dos nelas mencionados, atacando cidadãos, servidores e administradores públicos, ao que parece com o único intuito de obter seu lucro através do sofrimento a imagem daqueles que rechaça.
    Desta vez não foi diferente. Ocorre que o redator da matéria não cuidou ao menos de verificar a minha formação acadêmica, não observou que alem do curso de Direito o qual estou cursando o terceiro ano, ainda possuo formação como Técnico em Serviços Jurídicos e Notariais pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, graduação que me permite exercer o auxílio jurídico necessário ao departamento em que atuo no ITCG, nem mesmo verificou minha experiência profissional, e neste momento, cumpre esclarecer que durante todo o último ano, atuei junto à “Fundação Trena”, onde através de parceria entre o escritório de advocacia Herman Quarto junto a associação União Cajuru, na pessoa de sua presidente a Sra. Regina Lima, pude atuar no auxilio jurídico a pessoas carentes, em ações coletivas e individuais de caráter privado, na regularização fundiária de terrenos particulares em diversos bairros de Curitiba, função muito similar a que realizo no auxílio jurídico à regularização fundiária de terras particulares no âmbito rural, junto ao ITCG. E mesmo que assim não o fosse, cumpre frisar que a legislação vigente não faz menção à exigibilidade de formação acadêmica, ou critério de valoração por idade, desde que maiores, aos nomeados em cargos de confiança.
    Não obstante, o autor age com preconceito ao tentar me desqualificar por minha idade e colocações anteriores no mercado de trabalho, postulando minha suposta inexperiência, já que, ao que parece, julga ser detentor de sabedoria inquestionável, inequívoca, colocando-se no alto de sua assoberbada posição de comunicador de internet.
    No entanto, cabe lembrar que Alexandre Magno com apenas 20 anos de idade assumiu o trono da Macedônia para torná-la mais tarde um dos maiores impérios da história da humanidade, Jorge Washington com apenas 24 anos fora nomeado Comandante de divisão nas milícias da guerra franco indígena e Nelson Mandela que com apenas 23 anos de idade tomava posse do seu papel histórico no início das revoluções pacificas na África do Sul que, mais tarde, viriam libertar o país da “apartheid”, dentre muitas outras figuras históricas que em sua pouca idade assumiram papéis de suma importância.
    Sendo assim, garanto-lhes que sou dotado de capacidade técnica, força de vontade, avidez pelo trabalho e competência mais do que necessárias à plena execução do múnus público, delegado a mim Pelo Ilustríssimo Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que não falhou ao observar minha qualificação para execução do trabalho, no que me comprometo aqui, mais uma vez, a exercer com a máxima eficiência a responsabilidade a mim delegada no serviço ao povo paranaense.
    Por fim, cumpre salientar que o preconceito direcionado a mim por parte de vossa senhoria não é diferente daquele sofrida por milhares de jovens brasileiros, que diariamente são discriminados por conta de sua, idade, cor, classe social, etnia, credo, religião ou diversos outros fatores que as mentes doentias daqueles que propagam o preconceito costumam utilizar-se, dando vazão ao ódio, causando o mal e impedindo o progresso. Não conheço sua história, mas sei que já foi um jovem como eu, torço para que o senhor nunca tenha sido descriminado, mas se o foi ou não, peso que não repita sua conduta. E torço para que seus atos de discriminação ante a minha pessoa não se petrifiquem em padrões de conduta para as novas gerações, ou nosso país estará perdido!

  5. Está sendo assim em todas as secretarias do governo Cida. Tiram pessoas que o cargo tecnicamente necessitava e colocaram pessoas que precisavam politicamente do cargo. Loteamento partidário, é contra isso que a população está revoltada, politicalha pura!! Vejam o que aconteceu com Detran, SEJU, APPA… tiram técnicos e colocaram políticos partidários.

  6. Diretor do ITCG nomeado por que foi motorista do PP. Assessor especial da secretaria do meio ambiente nomeado pela Cida, sócio do deputado Meurer, condenado por roubar 30 milhões da Petrobrás. Uma adolescente nomeada chefe do gabinete do secretario. Uma adolescente, ganhou emprego de coordenadora por que é amiguinha da princesinha Maria Vitoria Barros. Os funcionários estão apavorados. O patio da secretaria agora é um estacionamento de carros de luxo. Pode isso Cida Borgethi?

  7. Eu no seu lugar me sentiria envergonhado em atacar um jovem, negro e pobre. Por causa de política. Não sei o que ganha com isso. Bom em tese se fosse filho das oligarguias de um escravocrata não faria, ou se ele fosse branco. Mas vc esqueceu-se de sitar na sua materia mais informações, mas vou lhe informar: Saul Dorval da Silva Filho, foi estagiário do Tribunal de Justiça do Paraná e depois da iniciativa privada, nao e mais estagiario, que discriminação contra estagiários, vc coloca como se fosse um crime ser estagiário, os estágio é exatamente para isso aprender, adquirir conhecimento , para depois exercer bem função atribuídas, e vou lhe dar certeza que é competente no que faz, mas também faz faculdade de Direito uns dos melhores, paga por ser aluno fies, e faz outra no qual esta finalizando serviço jurídico notariais, isso se chama dignidade, além disso no Curso de Direito tem disciplina de Meio Ambiente ao onde ele está em cargo em comissão, porém esse cargo é comissão, sem exigência de especificações, especificação só através de concurso público. Vejo que vivemos um momento difícil no Brasil, que as pessoas não respeitam as diferenças e não tem tolerância com o contraditório e a falta de princípios. E veja meu caro eu sempre lhe tive respeito e admiração, agora eu acho que vc tem que rever seus conceitos. Ser negro no Brasil é isso sofrer o pré conceito, por parte de uma sociedade, por que será que no Paraná não temos um Deputado e Deputada Estadual Negro ou Federal, por que, não falta competência para nossa população no qual somos 28% segundo IBGE, cerca de 2 milhões de votos. Por outro lado, quero lhe informar que entrei no progressistas por entender que o projeto político para a população negra do estado será melhor desenvolvido, pois vc sabe bem e conhece meu trabalho, em prol da inclusão, o combate o racismo e a luta pela igualdade. Detalhe o cargo não é um DAS!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui