Atendendo às determinações e recomendações do governo federal e do governo do Paraná, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) estabeleceu, nesta terça-feira (17), novas restrições contra a pandemia do coronavírus Covid-19. Uma das restrições é a limitação a 50 pessoas do acesso às sessões plenárias e reuniões de comissões, que estão mantidas.
O anúncio oficial, em nome da Mesa Diretora, foi feito pela médica legista e quarta-secretária da CMC, Maria Letícia. As medidas são as seguintes:
1) As sessões plenárias e reuniões de comissões estão mantidas, mas o acesso limitado a 50 pessoas.
2) O atendimento ao público fica proibido dentro dos gabinetes parlamentares, de modo que o atendimento deve continuar sendo feito por telefone, e-mail ou mídias sociais.
3) Todos os servidores da Câmara de Curitiba poderão ter horário diferenciado de trabalho para evitar o uso do transporte coletivo em horário de pico. Os gestores de área definirão as escalas.
4) Servidores efetivos da Câmara de Curitiba terão o registro de ponto biométrico suspenso temporariamente. O controle de trabalho deverá ser feito pela chefia imediata, sob a supervisão do gestor da diretoria ou departamento.
5) O sistema de ar condicionado será fechado, uma vez que o sistema tem comunicação entre diferentes salas, o que permite a transmissão do vírus. Janelas e portas verão permanecer abertas.
Nessa segunda-feira (16), como este Contraponto informou, a Câmara Municipal de Curitiba já havia tomado uma série de medidas, entre elas:
1) Sessões plenárias e reuniões de comissões mantidas, mas com tempo reduzido
2) Proibição de acesso de visitantes e restrição de acesso aos servidores ao plenário. Todos podem acompanhar a transmissão pelas redes sociais
3) Todos os demais eventos estão cancelados (sessões solenes, audiências e reuniões públicas etc)
4) Reforço de álcool gel em todos os setores e limpeza de maçanetas e