Cade abre inquérito para investigar empresas de pesquisas eleitorais

O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Cordeiro Macedo, solicitou  nesta quinta-feira (13) à superintendência do órgão que seja aberto um inquérito para investigar os principais institutos de pesquisa eleitoral do País.Cordeiro acusa empresas como Datafolha, Ipec e outros de formação de cartel, tendo como base o fato de o resultado das pesquisas não coincidir com o desempenho eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Cordeiro fundamenta seu argumento com base nos resultados de 18 institutos de pesquisa que divulgaram levantamentos entre os dias 22 de setembro e 1º de outubro, véspera do primeiro turno. Neles, as intenções de voto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) variam entre 42,7% e 49,3%, contra uma variação de 30,9% a 42,1% para Bolsonaro. No fim, a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resultou em 48% para Lula, margem próxima do previsto nas últimas pesquisas, enquanto que Bolsonaro obteve 43%, percentual superior ao que era retratado nas pesquisas.

Discrepância

A variação entre os resultados das pesquisas, e a divergência delas com o resultado eleitoral, seria um indício de fraude financeira, na avaliação de Alexandre Cordeiro. “A discrepância das pesquisas e do resultado é tão grande que se verificam indícios de que os erros não sejam casuísticos e sim intencionais por meio de uma ação orquestrada dos institutos de pesquisa na forma de cartel para manipular em conjunto o mercado e, em última instância, as eleições”, declarou no pedido. (Do Congresso em Foco).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui