Bolsonaro manda para o Senado pedido da mega dívida de Curitiba

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Senado Federal as mensagens para a autorização de financiamentos externos a Curitiba para os projetos do Bairro Novo do Caximba e do Inter 2.

Somadas, as operações de crédito e contrapartidas da Prefeitura representam US$ 187 milhões (R$1,017 bilhão) em investimentos em projetos e obras estruturantes nas áreas de mobilidade e gestão de risco climático, em negociação no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Os valores em reais foram calculados conforme a cotação do Bacen, e 29/6, com o dólar a R$ 5,44.

Cabe ao Senado Federal a avaliação e validação da contratação das operações de crédito à capital paranaense para que seja possível assinar os contratos de financiamento.

Com o BID, a Prefeitura de Curitiba negocia empréstimo de US$ 106,7 (R$ 580,4 milhões) para o Projeto do Aumento da Capacidade e Velocidade da Linha Direta Inter 2. A contrapartida da Prefeitura ao projeto do Inter 2 é de US$ 26,7 milhões (R$ 145,2 milhões).

Com a AFD, está encaminhada a contratação de US$ 42,9 milhões (€ 38,1 milhões de Euros / R$ 233,2 milhões) para o Projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba, que tem contrapartida municipal de US$ 10,7 milhões (R$ 58,3 milhões).

Caximba – Desenvolvido em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), o Projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba é uma intervenção socioambiental de grande porte.

Tem como ponto de partida a recuperação ambiental e o reassentamento de famílias da Ocupação 29 de outubro, instalada em Área de Proteção Ambiental (APA) no encontro das bacias dos rios Barigui e Iguaçu, em um terreno de propriedade do Instituto das Águas do Paraná. Nesse ponto, em que a cidade faz limite com os municípios de Araucária e Fazenda Rio Grande, há 1.147 famílias (cerca de 5 mil pessoas) vivendo em situação de risco e em condições insalubres.

Inter 2 – O Projeto do Aumento da Capacidade e Velocidade da Linha Direta Inter 2 prevê melhorias na infraestrutura viária e em equipamentos para o aumento da velocidade operacional e a ampliação da capacidade de carregamento do Ligeirinho Inter 2 e do Interbairros II, dos atuais 155 mil transportados diariamente pelas duas linhas para 181 mil passageiros/dia. As duas linhas são as mais demandadas da cidade fora dos eixos estruturais.

O novo Inter 2 irá operar em estações modernas (em substituição das atuais estações-tubo) climatizadas e autossustentáveis do ponto de vista energético, sendo cada unidade equipada com placas fotovoltaicas na cobertura, como prismas solares. Entre outras intervenções, também serão reconstruídos  no itinerário da linha, implantado o novo Terminal Capão da Imbuia, o mini-terminal do Santa Quitéria e as estações Nivaldo Braga, Salgado Filho, Xaxim e Tarumã, além da abertura e requalificação de 70 quilômetros de vias.

 

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