(por Ruth Bolognese) – O ex-governador Beto Richa não foi convidado a compor a mesa na entrega do troféu “Guerreiro do Comércio” durante o grande jantar, com mais de mil pessoas, oferecido pela Fecomércio no espaço Unimed, na noite desta sexta-feira. Contrariado, Beto deixou o local antes dos discursos começarem.
O jantar fazia parte do projeto do presidente licenciado da Fecomércio, Darci Piana, para ocupar a vaga de vice do candidato Ratinho Junior, também presente no jantar. Na mesa estavam o governador Renato Bettega e o presidente da Assembleia, Guto Silva, ambos interinos, o diretor do BRDE, Orlando Pessuti, e o presidente da Junta Comercial, Ardisson Ackel.
A bem da verdade, foi uma falha do próprio cerimonial, com intenção orientada ou não. Mesmo sem cargo específico, Beto Richa é um ex-governador e deve ser tratado com a deferência que a liturgia do cargo impõe.
Mas a vida sem cargo de mando é difícil mesmo.
Vamos lá, governador: sopre a velinha, cheire a florzinha. A tensão passa na hora.
Fumus Boni foi ótimo mas o Ratazana e seus ratinhos que agora comem em suas mãos jogam em defesa deles e é claro que não querem o Richa perto deles, por se acharem mais puro agora que ele, mas esquecem eles que banquetearam por longos anos com o ex governador pagando a conta e agora como porcos após comerem fazem o que sabem fazer ou seja viram o cocho. Não que com isso tenha pena de Richa claro que não, pois o mesmo teve tempo suficiente de ver que estava arrodeado por péssimos exemplares da raça humana, entre eles Rossoni, Traiano, Ratinho e outros que não vão pensar duas vezes em lhes jogar em rio de piranhas para passarem ilesos se assim precisar.
Este blog nem é peesedebista, “as ratazanas deixam o navio quando começa a afundar”, pena que os paranaenses provavelmente elegerão um denunciado na lava jato, mas é filiado ao PSDB, como diz o “imparcial juiz de Curitiba, “isso não vem ao caso”. Sugiro vão missiva que leve um lenço para o richinha, ele precisará muito. Jornalista parcial perde credibilidade, claro, menos para a sua patota.
Más línguas que o Richa passou um sufoco daqueles hoje em Rio Azul.
Haha Betinho postou foto com o Ratinho e o mesmo ignorou. O Richa se for pro Senado vai vermelho de raiva e vergonha. Deve estar pensando, depois eu desconto esse meu rancor que não cabe dentro de mim. Seja dos Barros, Ratos ou dias. Eu que mando no pr.
Doutor Darci é inteligente.
Não vai se deixar fotografar com denunciados.
Ele tem um nome a zelar.
Querendo assustar o Barros mas mal sabe ele o fora que vai tomar se der o mouse. Aposto com ele que recebeu milhares de sorrisos do mouse e sua turma.
Há aí uma falha grave da entourage de Ratinho. Não parece de bom tom deixar de convidar e de prestigiar com a devida venia o companheiro que sempre estava ao lado de todos, até o último 07.04.2018.
Entra em campo a nota da suspeição, da falta de credibilidade e do perecimento da confiança.
Se a Entourage de Ratinho, até 07.04.2018 estava perndurada em Richa e o abandonou, é possível que abandonem a todos no futuro.
Em tese não há “segurança jurídica” nessa turma.
É compreensível que algumas pessoas não queiram ter o desgaste do ex-governador, porém é infantil e vil deixar Richa de lado. E registre-se que não sou eleitor de Richa. Muito menos de Ratinho.
Ocorre que se Osmar Dias, oposição, deixar Beto Richa de lado então temos uma situação típica, normal e justa. O mesmo vale para Requião e outros desafetos de Richa.
Agora, Ratinho, Piana, Campagnolo, etc. não podem jamais fazer isso. É medíocre e infantil. É cuspir no prato que comeu. Ser ingrato e incoerente.
É por essas e outras que a candidatura de Ratinho tende a ser um fiasco completo. Renegam o grupo d qual foram parte. Deputado da base de Ratinho fazendo dossiês contra o Campagnolo. Pretendentes a vice deixando o ex-governador passando vergonha.
É preciso coerência. É preciso caráter.
Se caráter custa caro, ainda que custe a eleição, paguem o preço.
É melhor perder uma eleição com dignidade do que perder na mediocridade. O Ratinho vai perder de qualquer forma. Que perca em pé, como homem. Não como Rato.
Votarei em Osmar, Cida ou Requião para governador porque são gente de palavra.