O governador Beto Richa, depois de ter insinuado (com alguma clareza, até) sua insatisfação com o desempenho do seu secretário da Segurança Pública, Wagner Mesquita, deveria anunciar nesta quarta-feira o nome do substituto.
Mas vem recebendo pressões de vários lados. Deputados da base se movimentaram para defender a permanência de Mesquita no cargo. Representantes da Polícia Civil, embora também favoráveis à exoneração do secretário, passaram a temer que seu lugar viesse a ser ocupado por um integrante da Polícia Militar – o que dizem não aceitar.
Estas e outras posições chegaram à mesa de Richa. Diante delas, ficou indeciso mais indeciso do que nunca. E já não se sabe mais (nem ele) como proceder. Talvez tenha de chamar “os universitários” para resolver por ele.
Não sei porque este medo da Polícia Civil, a melhor gestão da Secretaria de Segurança Pública dos últimos tempos foi realizada na Gestão do Cel. Serpa, enquanto o Pessuti exercia o cargo de governador.
Foi um progresso de 50 anos em seis meses.
Coronéis da Polícia Militar, vivem gestão Pública e de recursos durante toda sua carreira, diferente de outros cargos do executivo.
Infelizmente só sinto que os Governantes se preocupam muito mais com a Política que com a técnica na área de segurança, quando da escolha do secretariado.
Espero que neste final de gestão tudo se resolva.
A população paranaense merece.