Circula com desenvoltura pelos principais gabinetes do Palácio Iguaçu o advogado Roberto Bertholdo, com postura de quem mantém antigas e estreitas ligações com a família Barros, que agora comanda o governo do estado, e já é tido como a mais nova eminência parda do Centro Cívico. Compreende-se: Bertholdo sempre manteve ligações com o falecido deputado José Janene, que por anos liderou (às claras ou nos bastidores) o PP nacional e paranaense – posição que depois passou a ser ocupada com mais competência e equilíbrio por Ricardo Barros.
Bertholdo tem muitas histórias que ganharam o noticiário anos atrás: primeiro, como operador do ex-deputado José Borba quando este exercia a liderança do PMDB na Câmara Federal. Depois, quando ocupou por algum tempo cargo de conselheiro da Itaipu e, principalmente, quando foi condenado a sete anos de prisão por ter grampeado o telefone do juiz Sergio Moro, que conduzia julgamentos no âmbito da Operação Banestado.
https://istoe.com.br/6764_O+ESQUEMA+DE+BERTHOLDO/
O SR. DEPUTADO LUIZ SÉRGIO – E o Sr. Roberto Bertholdo, que foi aqui um assessor parlamentar, foi Conselheiro da Itaipu Binacional? A senhora conheceu essa pessoa? Ele frequentou a sua casa no Paraná?
A SRA. STAEL FERNANDA JANENE – Eu estive com o Bertholdo algumas vezes no Paraná, na ocasião do lançamento de campanha, que eu me lembro bem. E eu acho que só desse lançamento de campanha mesmo. Depois devo ter estado outras vezes com ele em Curitiba, alguma coisa assim.
O SR. DEPUTADO LUIZ SÉRGIO – A afirmação do Sr. Bertoldo de que ele disse: que a 2ª Vara Criminal tinha criado a indústria da delação premiada; que o Youssef tinha entregado todos os doleiros do Brasil inteiro e se apropriou dos seus clientes; que ele operava com o grupo da Nelma, que hoje está presa – que era de Santo André -, e com o Funaro; e que essa ação do Youssef, na sua primeira delação premiada de entregar praticamente todos os doleiros do Brasil e proteger os seus amigos, acabou controlando 80% do câmbio paralelo do País. Em algum momento a senhora… Esse Sr. Berhtoldo conversou, ou a senhora ouviu esse comentário do Sr. Bertholdo?
A SRA. ESTAEL FERNANDA – Nunca. Nunca.
http://www.camara.leg.br/internet/sitaqweb/textoHTML.asp?etapa=11&nuSessao=1171/15&nuQuarto=0&nuOrador=0&nuInsercao=0&dtHorarioQuarto=09:30&sgFaseSessao=&Data=14/7/2015&txApelido=CPI%20-%20PETROBRAS&txFaseSessao=Audi%C3%AAncia%20P%C3%BAblica%20Ordin%C3%A1ria&txTipoSessao=&dtHoraQuarto=09:30&txEtapa=