Início Eleições Barros vai encaminhar projeto de Constituinte antes da eleição

Barros vai encaminhar projeto de Constituinte antes da eleição

O deputado Ricardo Barros, líder do governo Bolsonaro na Câmara Federal, afirmou que “com certeza” vai apresentar ainda antes das eleições deste ano um projeto de decreto legislativo propondo a realização de plebiscito visando a criação de uma nova Constituição por meio de uma Assembleia Constituinte.

Segundo ele, a eleição de deputados constituinte – isto é, com a missão exclusiva de elaborar e votar uma nova Carta – é a forma mais adequada para evitar que os atuais parlamentares se sintam tentados a obter vantagens políticas.

Barros reafirmou que a proposta é iniciativa dele e não do governo Bolsonaro e disse não saber a opinião nem a disposição do presidente de apoiá-la. 

A ideia é apresentar um projeto de decreto legislativo propondo consulta à população sobre a criação da constituinte exclusiva. Ele acredita, porém, que o projeto só poderá ser levado à votação em 2021.

Barros disse que já tinha um projeto pronto para convocar uma constituinte em 2022, mas não o apresentou. Agora, no entanto, à luz do plebiscito que aconteceu no Chile no domingo (25), o texto passará por aperfeiçoamentos antes de ser encaminhado. 

O líder do governo disse que sentiu motivado a oficializar o projeto após “tantos apoios” que recebeu logo depois que, em entrevista à rede CNN, opinou pela necessidade de uma nova Carta Magna já que a atual, de 1988, levou o Brasil a se tornar “um país ingovernável”.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile