Desde a manhã deste domingo (26/5), manifestantes começaram a ocupar a Esplanada dos Ministérios, para participar do ato a favor do governo do presidente Jair Bolsonaro e em defesa da Reforma da Previdência. Manifestantes de concentraram em frente ao Congresso Nacional e à catedral de Brasília. Estimativas indicam a presença, até agora, de cerca de 10 mil pessoas espalhadas pelo área do Eixo Monumental.
Para reforçar a ideia de que se trata de um ato espontâneo, Bolsonaro desistiu de comparecer aos atos, mas compartilhou no Facebook um dos vídeos das manifestações em Brasília.
As manifestações se repetem em outras capitais e cidades do interior. Em Curitiba, as manifestações estão previstas para a tarde deste domingo. Organizadores pretendem levar para o entorno do Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, 200 caminhões.
Em Brasília, trajando uniformes da Seleção Brasileira, ou camisetas estampadas com o rosto do presidente, os manifestantes carregam bandeiras do Brasil sobre os ombros. O grupo que se reunia nas proximidades do biblioteca e do museu seguiriam em marcha até o Congresso Nacional por volta das 10h, onde pretende permanecer até mais tarde.
Os militantes criticam o Supremo Tribunal Federal. Eles falam no impeachment de ministros e portam cartazes com pedidos de afastamento de deputados do Centrão. Não foi registrada nenhum tipo de confusão até a última atualização desta reportagem.