Apoiadores do presidente Donald Trump invadiram na tarde desta quarta-feira (6) o Congresso Nacional dos Estados Unidos, em Washington. O protesto aconteceu durante sessão que deve certificar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais de novembro último. O movimento está sendo considerado pela imprensa norte-americana como uma tentativa de golpe contra a democracia.
A sessão foi suspensa pela Polícia Legislativa devido a uma ameaça de bomba no Congresso. Uma das alas do prédio chegou a ser evacuada, segundo emissoras americanas.
Em pronunciamento mais cedo, Trump continuou a insistir que houve fraude na votação. “Nós nunca vamos desistir, nunca vamos admitir”, disse aos apoiadores no Ellipse, parque perto da Casa Branca. “Nós vamos parar com o roubo [das eleições]”.
Até o momento, todas as contestações de Trump na Justiça fracassaram, e todos os estados do país já certificaram que Biden venceu a eleição por 306 votos a 232 no Colégio Eleitoral.
ContraPonto escalando um Everest de dificuldades com a lingua portuguesa pra não melindrar a patuleia,
Os bolsominions de lá não “tentaram invadir” o Congresso. Eles invadiram mesmo. E tem foto da policia ajudando a entrar.
E foi um golpe pra valer. Não deu certo mas o cara tentou.
Lição: Te cuida Brasil pois vai ter reprise aqui em 2022