Início Paraná Alep aprova em primeiro turno projeto que cria a Semana da Literatura...

Alep aprova em primeiro turno projeto que cria a Semana da Literatura Paranaense

Os deputados estaduais aprovaram em primeiro turno de votação na sessão plenária desta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o projeto de lei 173/2021, de autoria do deputado Requião Filho (MDB), que propõe a criação da Semana da Literatura Paranaense nos colégios públicos e privados do estado. O objetivo da proposta é promover um período de atividades diferenciadas para reverenciar escritores paranaenses como Helena Kolody, Emiliano Perneta, Domingos Pellegrini, Dalton Trevisan e Paulo Leminski, entre outros.

Um texto idêntico já havia sido aprovado pela Casa em 2017, mas foi vetado pelo ex-governador Beto Richa (PSDB). Na justificativa da proposta, o deputado diz que o estilo das obras e o período histórico em que foram escritas, diferem entre os autores, fornecendo aos alunos perspectivas distintas acerca da realidade.

“Na prática esse projeto promove uma semana de literatura paranaense dentro das escolas, com a divulgação dos trabalhos, a apresentação dos nossos autores para as nossas crianças, buscando que essas informações cheguem até os mais jovens. Hoje, pouco são os estudantes que conhecem a literatura do nosso estado”, destaca o deputado.

O autor afirma que por entender que a matéria é de interesse de todos os paranaenses, vê o projeto como uma importante contribuição à valorização da literatura estadual, uma vez que grandes nomes de destaque nacional e internacional são daqui, colecionando prêmios e reconhecimento do público e da crítica.

“Esse projeto, reapresentado nessa legislatura, busca o reconhecimento dos escritores paranaenses. Temos um péssimo defeito, de valorizar o que é dos outros e esquecer o que é nosso. Buscamos trazer essa cultura para dentro dos colégios e da vida dos paranaenses”, conclui Requião Filho.

O texto também estabelece que a Semana de Literatura Paranaense deverá ser promovida pelas escolas na segunda semana do mês de março de cada ano.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile