Adiada pela terceira vez a implantação dos novos pedágios no Paraná

Pela terceira vez, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) adiou o processo das novas concessões de pedágio no Paraná. O novo cronograma prevê que a assinatura dos primeiros contratos inicialmente prevista para o último trimestre de 2022 agora só ocorrerá no primeiro trimestre de 2023.

Os contratos do pedágio nas rodovias do Anel de Integração terminaram em novembro de 2021 e, desde então, as cancelas estão abertas à espera da nova licitação. De acordo com a agência, por conta da alteração do modelo de concessão do leilão em formato híbrido para um leilão por menor tarifa houve a necessidade de refazer o plano de concessão antes de enviar para a análise do Tribunal de Contas da União (TCU).

O plano foi encaminhado em novembro do ano passado e precisa ser homologado pelo TCU antes da publicação dos editais de concessão. O processo envolve 3,3 mil quilômetros de rodovias que envolvem todo o antigo Anel de Integração e novos trechos acrescidos após negociação entre o governo do Paraná e a União. O pacote – que tem 65% de estradas federais e 35% de trechos estaduais – foi dividido em seis lotes que vão a leilão.

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