A festa de carnaval deste ano na Ilha do Mel este ano suscitou acalorada polêmica. De um lado, turistas e frequentadores registram preocupação, quer pela falta de estrutura do local improvisado em que será realizada quer pela quebra de sossego dos que procuram a ilha para fugir do agito. De outro lado, os promotores da festa contestam as reclamações: dizem que obtiveram todos os alvarás municipais necessários, inclusive atestando segurança, afirmam que tudo está sendo feito legalmente e que o CarnaIlha faz parte de um projeto social que dinamiza a economia e ajuda a população nativa com residência permanente na ilha.
O Contraponto mostrou mais cedo (veja aqui) a opinião dos que não compreendem como as autoridades concederam licenças e que reclamam contra a quebra da tranquilidade e da ameaça ambiental que o carnaval na ilha vai causar.
O grupo Bossa, que organiza o CarnaIlha, e a Associação de Nativos da Ilha do Mel (Animpo) se defendem. Em nota, dizem:
– O evento CarnaIlha 2019 é resultado de planejamento e integração com a comunidade local com atenção especial ao meio ambiente e comprometimento social.
– Pela primeira vez a Ilha do Mel vai receber um evento produzido por um grupo profissional e capacitado. O Grupo Bossa tem mais de 10 anos, é especializado na realização de grandes eventos e levará à Ilha o seu time de ponta e toda a expertise.
– O CarnaIlha possui autorização e todos os alvarás e licenças de órgãos, inclusive do Ministério Público.
– O local do evento, sede da Associação de Nativos da Ilha do Mel (Animpo), será completamente reformado com a substituição de telhas, da rede elétrica, reconstrução das cercas e reforma dos banheiros. Melhorias que serão legados para a comunidade
– Parte da renda do evento ficará na comunidade da Ilha do Mel e será destinada à Animpo, coprodutora do evento.
– O evento será fechado, com toda a infraestrutura de banheiros, segurança e alimentação adequados. O espaço será limitado e coordenado pela equipe de seguranças e apoiadores do Grupo Bossa. Isso garantirá a ordem no entorno e a limitação do público em uma região determinada.
– O Grupo Bossa vem tomando todas as providências para que os problemas e queixas ocorridos em eventos anteriores não se repitam.
– O CarnaIlha foi previamente apresentado à comunidade, através da Associação de Nativos da Ilha do Mel, que além de aprovar passou a apoiar e auxiliar na realização do evento.
– Donos de pousadas e comerciantes já relataram o aumento pela procura por reservas de quartos após o início da divulgação do CarnaIlha. Além disso, moradores do entorno serão contratados para trabalhar no evento.
– Não serão utilizados copos descartáveis e os canudos serão de papel biodegradável. O lixo e os resíduos produzidos possuem um plano de destinação. E todo o entorno receberá após o evento um mutirão de limpeza. Antes mesmo do evento, o Grupo Bossa já doou à comunidade 60 lixeiras de 60 litros para substituir as atuais de 20 litros.
– O evento também é uma oportunidade de transmissão de expertise profissional e valores do Grupo Bossa para a comunidade aplicar em eventos realizados durante o ano, a exemplo da Festa da Tainha, que buscam arrecadar recursos para a Associação.
– Por fim, o CarnaIlha faz parte de um grande projeto do Grupo Bossa de estímulo ao turismo, geração de empregos, renda e de preservação ambiental na Ilha do Mel e no Litoral do Paraná, região onde o proprietário e fundador do grupo possui raízes e familiares.
– Vamos realizar na Ilha do Mel uma nova proposta de entretenimento, baseado em qualidade responsabilidade e parceria com a comunidade. Nosso maior objetivo é fazer com que todos saiam muito satisfeitos. Ilha, turistas, moradores e comerciantes.
“O local do evento, sede da Animpo, será completamente reformado com a substituição de telhas, da rede elétrica, reconstrução das cercas e reforma dos banheiros.” quáquáquá
Reforrmado QUANDO???? O carnaval é sábado. Tão de brincadeira né????????????????
Ainda tem fiscalização na Ilha do numero de pessoas que pode entrar?
e muito fácil criticar eventos na ilha para quem não depende dela .
se tudo está legalizado pq não ter eventos que traz um público maior p ilha, que tosdos moradores comerciantes depende do turismos p sustentar suas famílias .
e como já foi dito..nada vai agredir o meio ambiente .
Lendo a posição desse morador que fala da compra de terrenos, abri espave para análise mais crítica. Conheço um deputado que tinha um terreno aí e ele realmente não queria ser incomodado…. decerto existe uma guerra doméstica na ilha, entre nativos e abastados posseiros…
Melhot o MP promover justiças e nos moradores da capital não ficarmos nos metendo só pq nossos amigos estão nos usando para alegar que sua verdade é mais verdadeira que a verdade do outro
Sempre acho interessante como o Paraná moderno debate questão de interesse geral.
Neste caso parece que se quer colocar uma redoma em torno da Ilha e transformá-la em algo que não existe fora dali.
Se o pessoal que representa a população que mora na Ilha diz que dá pra fazer o evento sem chutar o balde, quem sou eu pra dizer o contrário?
Sou carioca de nascimento e paranaense por insistência. Onde nasci, faz-se festa em todo canto. Até na Ilha de Paquetá tem bloco e minha filha me disse que em dia de ensaio e desfile a galera já vai fazendo Carnaval na Barca durante a viagem.
Vão dizer que isso é coisa de índio mas pergunta pra quem vive de Turismo se acham ruim?
O problema da Ilha é , em maiúscula, FISCALIZAR e CONTROLAR OS EXCESSOS, o que não deve nem pode ser delegado a alguém que não seja o Poder Púbolico.
Nova proposta de entretenimento? O meio ambiente está cansado dessas novas propostas.
Luis, sempre teve evento ali amigo, todas as festas tradicionais da Ilha acontece neste espaço.
Parabéns a ANIMPO que sempre faz as festas na Ilha DO Mel, sempre com todos os documentos e alvarás de funcionamento em dia, sempre respeitando as leias, sempre pedindo apoio da Polícia Militar, Ambiental, IAP, MP e prefeitura. Para que o evento sempre seja organizado. Sempre em prol da comunidade, correndo atras de parcerias, buscando conhecimentos e projetos. Parabéns tbm ao grupo Bossa por apoiar a ANIMPO e ajudá-los na reforma do espaço que toda a comunidade utiliza pra fazer um aniverio, uma festa de casamento, chá de bebê etc….