Explique-se, Gilmar, pede Cármem Lúcia

Cármem Lúcia, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu ao ministro Gilmar Mendes que se manifeste a respeito do pedido da PGR para que se afaste dos processos que envolvem os donos do transporte coletivo do Rio, beneficiados por ele por repetidas ordens de soltura.

É o que informa matéria publicada em O Globo:

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, determinou que Gilmar Mendes se manifeste sobre o pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que o ministro seja impedido de atuar em processos sobre os empresários Jacob Barata Filho e Lélis Marcos Teixeira, investigados na Operação Ponto Final. O caso estava parado desde que chegou à corte, no último dia 21. Interlocutores da ministra revelam que, agora, ela estaria disposta a levar o caso para o julgamento em plenário.

Cármen Lúcia e Gilmar Mendes teriam conversado sobre as ações de Janot e o ministro se mostrou convicto de que tem isenção suficiente para atuar nos processos, embora tenha algum tipo de relação com os investigados. No entanto, o clima no STF pesou. Muitos ministros consideram importante resolver logo o assunto, diante das críticas que têm ouvido nas ruas. O recado que esses ministros querem passar para a sociedade é que Gilmar é apenas um dos onze e a opinião dele não necessariamente reflete o ânimo geral da corte.

Em maio, Janot fez pedido semelhante, em relação a um habeas corpus que Gilmar concedeu ao empresário Eike Batista. O caso está parado na mesa da ministra desde 26 de maio.

(Leia mais: https://oglobo.globo.com/brasil/carmen-lucia-pede-manifestacao-de-gilmar-em-processo-de-impedimento-do-ministro-21757985#ixzz4r6xJi88n)
stest

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui