Governo licita “estrada da destruição” em junho

Apesar dos protestos dos ambientalistas e até mesmo de ação judicial proposta pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) definiu as novas datas para recebimento e abertura de propostas para a licitação das obras da Faixa de Infraestrutura de Pontal do Paraná, no Litoral do Estado.

Esta licitação tem valor máximo de R$ 270,4 milhões. A transferência dos prazos foi necessária para permitir que o órgão respondesse adequadamente ao grande número de questionamentos técnicos que surgiram no decorrer do processo. Os envelopes podem ser entregues até o dia 28 de junho, que serão abertos no dia seguinte.

A concorrência pública compreende a construção de uma nova rodovia com 19,7 quilômetros de extensão (PR-809), paralela à PR-412, entre a PR-407 e Pontal do Sul; implantação e melhorias de quatro acessos rodoviários entre as PRs 809 e 412, nos balneários Santa Terezinha, Ipanema, Shangri-lá e Atami; execução de cinco viadutos e quatro pontes, além da readequação e ampliação do canal de macrodrenagem com 15,3 quilômetros.

Os ambientalistas preferem dar nova à rodovia projetada – “Estrada da Destruição” que, segundo um conjunto de ongs que atuam na defesa do meio ambiente, vai destruir vastas áreas de Mata Atlântica em estado nativo. Acusam também o governo de investir dinheiro público para beneficiar um empreendimento privado, a instalação do Porto de Pontal.

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