Vereador quer proibir narguilé em Curitiba

Projeto apresentado pelo senhor vereador Doutor Wolmir Aguiar pretende proibir o uso do narguilé em espaços públicos fechados ou abertos, como praças, parques, bares e outros espaços com concentração de pessoas. Seu uso só seria permitido em tabacarias, vedada a permanência de menores de 18 anos.

“O tradicional cachimbo narguilé, com fumo aromático ou não, tornou-se uma febre entre os jovens brasileiros e está cada vez mais presente em festas, bares e outros ambientes fechados. Todavia, seu uso é mais prejudicial que o próprio cigarro”, justifica Aguiar. “Segundo o Inca [Instituto Nacional de Câncer], análises comprovam que a fumaça contém quantidades superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas que na fumaça do cigarro. A participação em uma sessão de narguilé, que dura em média de 20 a 80 minutos, leva à exposição equivalente ao consumo de 100 cigarros.”

O projeto atribui a fiscalização das regras “órgãos competentes da municipalidade”, que poderiam requisitar o apoio da Guarda Municipal. O descumprimento da lei acarretaria na apreensão do narguilé, que seria liberado mediante o pagamento de multa equivalente a 25% do salário mínimo ou de 35%, se o proprietário for reincidente.

Ainda no rol de penalidades, o projeto torna obrigatório o encaminhamento de menores de 18 anos flagrados pelo consumo de narguilé em local público ao Conselho Tutelar, “respondendo à aplicação de sanções ao proprietário se a infração for cometida em estabelecimento comercial”. Aos pais ou responsáveis de menores reincidentes, o texto determina “punição por negligência”.

Dr. Wolmir está menos preocupado com outra droga usada livremente nas ruas da cidade: a maconha.

2017-11-13T15:08:18+00:00 13 novembro - 2017 - 14:57|Brasil, Paraná, Política|1 Comentário


Um Comentário

  1. Eduardo Pereira 13 de novembro de 2017 em 16:25- Responder

    Vai para o trono ou não vai!? Curitiba é ótima em proibir o que é diferente para permitir outros tipos de abusos.

Deixar Um Comentário

%d blogueiros gostam disto: