Tribunais de Contas, bom lugar para se esconder da Lava Jato

Tribunais de Contas do país têm sido escolhidos como esconderijo para envolvidos na Lava Jato e em outras operações de combate à corrupção. A corrida pelo foro privilegiado é a melhor explicação para o “fenômeno”, como faz ver o procurador-geral do TCE de Santa Catarina, Diogo Roberto Ringenberg (foto), em artigo que postou na página oficial da Associação Nacional do Ministério Público de Contas, nesta quarta-feira (15). Diz ele:

Na curta semana que transcorreu até este dia 15 de novembro de 2017, em que comemoramos o 128.º aniversário da República, os Tribunais de Contas brasileiros comemoram também.

Santa Catarina recebeu um novo conselheiro. Ele foi delatado na Lava Jato de Curitiba, é réu em ação de improbidade e responsável em processo que pede a devolução de valores, no próprio TCE/SC. No Mato Grosso do Sul, aquela Corte de Contas acolheu de braços abertos dois novos conselheiros, um deles réu por improbidade e outro por desvio de dinheiro público. Foi o Rio de Janeiro, contudo, quem recebeu o maior presente.

Depois da “desistência” dos candidatos de direito, o governador daquele Estado indicou para a vaga de conselheiro um deputado que não possuía formação superior, e que além disso era alvo da Lava Jato fluminense. Neste último caso, a manobra terminou mal para o quase conselheiro, que se viu enredado na Operação Cadeia Velha, deflagrada ontem (14/11/2017), tendo que desistir do nirvana que lhe seria garantido pelo “foro privilegiado”.

O artigo completo de Ringenberg você lê aqui.

O Tribunal de Contas do Paraná foi poupado nas citações do procurador, a não ser pelo fato estar enquadrado em todas as demais generalidades que desmoralizam todos os demais. Que bom!

Artigo anterior
Próximo artigo

1 COMENTÁRIO

  1. Fui la ler o artigo. Jesus.. agora todo mundo quer ser protagonista. Se for advogado pago pelo povo então piora. O que a associação quer é que ela seja descolada do Brasil, e que imaginemos que ela plana nas nuvens acima dos males que afligem o Pais ha séculos.
    Me engana que eu gosto. O consorcio midia-judiciario matou o Brasil. O negocio das propinas pagas pela globo pelo futebol estão ai na cara do bravissimo MP e ninguem faz nada. Precisa de novo estourar la fora pra ai aumenta a sensação de impunidade que o povo tem em relação a quem rouba ,mesmo no Brasil. E nas barbas dos Tcs que so trabalharam pra derrubar a Dilma e voltaram ào periodo sabático de sempre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui