70% terminam fundamental sem saber ler

Levantamento do Instituto de Estatísticas da Unesco, braço da ONU para a educação, grande parte dos jovens da América Latina não alcançam os níveis exigidos na capacidade de ler e entender ao concluírem o que no Brasil equivale à segunda etapa do ensino fundamental, em geral, aos 14 anos.

O estudo diz que, em média, 36% das crianças latino-americanas no ensino fundamental não estão atingindo as habilidades mínimas de leitura. Em matemática, esse índice sobe para 52%.

Especificamente no Brasil, com base no Prova Brasil 2015, os estudos dão a dimensão do problema nessa etapa do ensino: apenas 30% dos alunos da rede pública saem do 9º ano com aprendizado adequado em leitura e interpretação. Ou seja, 70% não alcançam o nível desejável.

 

Em matemática, apenas 14% dos alunos do 9º ano aprenderam o adequado em resolução de problemas.

O que esperar do Brasil a curto prazo?

2 COMENTÁRIOS

  1. saber ler ou saber pensar? a educação este ato de moldar pessoas no processo repetitivo, objetivando dominar a fórmula de êxito do vestibular, como garantia de sucesso. Enquanto a dinâmica do mundo atual exige pensar e agir rápido com qualificação holística. a educação é um programa para bestificar e ter o povo como massa de manobra. resultado um país sem opção de líderes, apenas sociedade ou organizações ….

  2. Como denominar esse quadro da educação se já temos um “Quadro Negro” no Estado do Paraná ? Será que o governador-família do Paraná tem alguma sugestão a respeito ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui