70% terminam fundamental sem saber ler

Levantamento do Instituto de Estatísticas da Unesco, braço da ONU para a educação, grande parte dos jovens da América Latina não alcançam os níveis exigidos na capacidade de ler e entender ao concluírem o que no Brasil equivale à segunda etapa do ensino fundamental, em geral, aos 14 anos.

O estudo diz que, em média, 36% das crianças latino-americanas no ensino fundamental não estão atingindo as habilidades mínimas de leitura. Em matemática, esse índice sobe para 52%.

Especificamente no Brasil, com base no Prova Brasil 2015, os estudos dão a dimensão do problema nessa etapa do ensino: apenas 30% dos alunos da rede pública saem do 9º ano com aprendizado adequado em leitura e interpretação. Ou seja, 70% não alcançam o nível desejável.

 

Em matemática, apenas 14% dos alunos do 9º ano aprenderam o adequado em resolução de problemas.

O que esperar do Brasil a curto prazo?

2017-10-16T16:13:23+00:00 12 outubro - 2017 - 11:56|Brasil, Paraná, Política|2 Comentários

2 Comentários

  1. zangado 12 de outubro de 2017 em 18:47- Responder

    Como denominar esse quadro da educação se já temos um “Quadro Negro” no Estado do Paraná ? Será que o governador-família do Paraná tem alguma sugestão a respeito ?

  2. daniel 14 de outubro de 2017 em 10:33- Responder

    saber ler ou saber pensar? a educação este ato de moldar pessoas no processo repetitivo, objetivando dominar a fórmula de êxito do vestibular, como garantia de sucesso. Enquanto a dinâmica do mundo atual exige pensar e agir rápido com qualificação holística. a educação é um programa para bestificar e ter o povo como massa de manobra. resultado um país sem opção de líderes, apenas sociedade ou organizações ….

Deixar Um Comentário

%d blogueiros gostam disto: