1998: Lerner implanta o pedágio

Em julho de 1998, faltando apenas quatro meses para a eleição, o pedágio começaria a ser cobrado nas estradas do Anel de Integração. A grita contra as altas tarifas fixadas nos contratos de concessão era enorme. Jaime Lerner era candidato à reeleição ao governo do estado e poderia ser derrotado em razão dos protestos e do aproveitamento político que se faria durante a campanha que estava prestes a se iniciar.

O deputado Anibal Khoury, que apoiava Lerner e pressentia a derrota caso as tarifas fossem mantidas, foi ao Palácio Iguaçu e convenceu o governador a reduzi-las em 50%. O ambicioso programa de obras, que previa a duplicação da maior parte dos 2.500 quilômetros de rodovias do Anel, também foi reduzido à metade ou teve o cronograma de realizações retardado para o fim dos contratos.

Lerner ganhou a eleição, mas causou o primeiro desequilíbrio nas contas da remuneração esperada pelas concessionárias. E de lá até os dias atuais nunca mais as coisas se resolveram. Cinco governos depois e agora faltando apenas quatro anos para o fim dos contratos, as pendências ainda são enormes e de difícil solução.

Poucos dias antes do início da cobrança, Lerner foi entrevista na TV Bandeirantes pelo jornalista José Wille. O governador defendia o pedágio e argumentava contra os “politiqueiros” que não queriam reconhecer que a concessão traria mais benefícios para os usuários, transportadores e consumidores em geral do que a manutenção das velhas rodovias federais que se encontravam em estado deplorável.

1 COMENTÁRIO

  1. Sempre gostei do Lerner. Sempre votei no Lerner. Sempre achei que a GRANDE besteira que ele fez na vida foi ter se candidatado à reeleição. As negociações foram, aparentemente, muito sujas para o técnico que se deixou levar pelos politicozinhos de terceira que gostaram das tetas do governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui