1982: o desaparecimento das Sete Quedas

Há 35 anos morriam as Sete Quedas, a maior cachoeira do mundo em volume de água. Em outubro de 1982, fecharam-se as comportas da recém construída barragem da hidrelétrica de Itaipu para a criação da represa, inundando as quedas que ficavam 160 quilômetros acima, no rio Paraná.

Para se ter uma ideia de sua grandeza basta compararmos a taxa média de fluxo anual dela com as Cataratas do Niágara (a maior em volume de água atualmente), a Sete Quedas tinha um fluxo de 13.300 m³/s enquanto as Cataratas do Niágara tem hoje 2.407 m³/s. Ela se localizava na fronteira entre o Brasil e o Paraguai fazia parte do Rio Paraná, hoje ela esta localizada no fundo do lago artificial de Itaipu.

O jornalista José Wille produziu para TV Bandeirantes um vídeo relembrando a grandeza daquela que foi uma das maiores riquezas naturais do Brasil e do mundo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Nossa eu era bem bem bem pequenininha e chorei pq eu não sabia o que estava acontecendo muito bem, mas era muito triste. E então chorei. Hj sabemos que temos outras fontes limpas de energia e que a energia hídrica tem um custo bem mais alto do que se imagina, sem contar que com estresse hídrico a conta sobe…já os ventos…que as pessoas zoam a Dilma, sim ele pode ser estocado em gás hidrogênio, ele tem múltiplas formas de produzir energia…claro que ele cria um ambiente eletromagnético desfavorável onde estão as hélices, mas nem se compara o impacto delas com as hidrelétricas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui