1974: o Paraná elegia o senador Leite Chaves

Em 1974 o MDB deu uma “lavada” nas eleições. Elegeu senador o desconhecido advogado Leite Chaves, que, sem nenhuma militância política anterior, derrotou João Mansur, deputado por várias legislaturas, presidente da Assembleia, ex-governador, da então toda-poderosa Arena, o partido do regime militar.

Leite Chaves só foi candidato porque nenhum dos poucos emedebistas com chances de se eleger deputado queria arriscar a carreira. “Se não tem, vai tu mesmo!” Ele aceitou o desafio e pôs-se a correr o Paraná.

Não só ele venceu a eleição daquele ano. Foram eleitos também os 15 candidatos que o partido lançou para deputado federal. Não conseguiu preencher a chapa, que lhe daria direito a ter 60 deputados. Sobraram votos para a legenda e todos assumiram a Câmara Federal. Até mesmo Gamaliel Bueno Galvão, que teve pouco mais de mil votos.

Anos depois, já cumprido o seu mandato de senador, Leite Chaves deu entrevista na televisão aos jornalistas Enéas Faria (também ex-deputado e ex-senador, já falecido) e Sylvio Sebastiani, que foi coordenador da campanha vitoriosa e criador de um slogan que pegou naqueles tempos em que a cédula ainda era de papel: “ponha X no Chaves”!

O vídeo tem seis minutos, mas para quem gosta de história, vale a pena vê-lo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui